metropoles.com

Veja os resultados de pesquisas para governador em 11 estados

Critério usado é o de votos válidos, onde são excluídos da amostra os votos brancos e nulos e os eleitores que se declaram indecisos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
JOSÉ CRUZ/AGÊNCIA BRASIL
urna1
1 de 1 urna1 - Foto: JOSÉ CRUZ/AGÊNCIA BRASIL

O Ibope divulgou na noite desta sexta-feira (5/10) pesquisas com as intenções de voto para os governos de 11 estados brasileiros. Todas as pesquisas ouviram eleitores entre 3, 4 e 5 de outubro. Os estados pesquisados foram Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Piauí, Rondônia, Roraima e Santa Catarina.

A margem de erro dos levantamentos é de três pontos porcentuais para mais ou menos e o nível de confiança é de 95%. O critério usado é o de votos válidos. Para calculá-lo, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. Confira a lista abaixo:

Acre
O candidato Gladson Cameli (PP) conta com 54% das intenções de voto, seguido por Marcus Alexandre (PT), que tem 35%. Em terceiro lugar, Coronel Ulysses (PSL) aparece com 8% dos votos válidos. Janaina Furtado (Rede) tem 2% e David Hall (Avante), 1%.

Foram ouvidos 812 eleitores em 19 cidades do estado. A pesquisa está registrada sob o protoloco AC-08492/2018 no TRE e BR‐01609/2018 no TSE.

Alagoas
Em Alagoas, o cenário captado pela pesquisa indica vitória no primeiro turno de Renan Filho (MDB). Segundo o levantamento, o emedebista tem 83% das intenções de votos válidos. Em segundo lugar vem Pinto de Luna (Pros), que tem 8%.

Basile (PSol) e Josan Leite (PSL) têm, cada um, 4% das intenções de votos se desconsiderados os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O Ibope ouviu 812 eleitores desde quarta-feira. Os registros da pesquisa são TRE (AL-09579/2018) e TSE (BR-09265/2018).

Amazonas
O atual governador do Amazonas, Amazonino Mendes (PDT), tem 35% das intenções de votos válidos. Considerando-se a margem de erro de três pontos porcentuais, ele está tecnicamente empatado com Wilson Lima (PSC), que tem 32%.

David Almeida (PSB) vem na terceira colocação, com 19%. Omar Aziz (PSD) tem 11%; Lúcia Antony (PCdoB), 3%; Sidney Cabral (PSTU), 1%; e Berg da UGT (PSol) não pontuou. O registro no TRE é o AM-06114/2018 e no TSE, BR-01635/2018.

Amapá
Líder nas pesquisas de intenção de votos (36%), o senador João Capiberibe (PSB), candidato ao governo do Amapá, que tem como vice o advogado Marco Roberto, do PT, pode não ter seus votos computados na eleição. Em na sessão extraordinária realizada nesta sexta-feira, 5, o TSE manteve decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) que indeferiu pedidos de registro do PT e de seus filiados para participar das eleições proporcionais e majoritárias deste ano por falta de prestação de contas do diretório regional do Amapá.

À época da convenção que aprovou a coligação com o PSB e o nome de Marco Roberto para vice de João Capiberibe e os dois suplentes de Janete Capiberibe (PSB) para o Senado, o Diretório do PT estava com registro suspenso no Amapá por ausência de prestação de contas na Justiça Eleitoral.

Em setembro, quando os registros de candidaturas do PT foram indeferidos, o Ministério Público Eleitoral informou que o PSB foi considerado apto a concorrer e deveria retificar o pedido de registro de candidatos para concorrer isoladamente. Mas o PSB não o fez. O PT recorreu e começou a pagar a dívida.

Nesta sexta, o presidente estadual do PT, Antonio Nogueira, disse ao estado que aguarda a publicação do acórdão para recorrer. “Vai acontecer com a nossa chapa o mesmo que aconteceu comigo em 2008”, disse ele. Naquele ano, Nogueira teve seu pedido de registro de candidatura a prefeito de Santana (segundo maior colégio eleitoral do Amapá) indeferido. Seu nome foi para a urna, mas os votos não foram contabilizados no dia da apuração. Dias depois, ao ganhar um recurso, os votos foram contabilizados e ele foi eleito prefeito. O PSB ressaltou que o que foi tratado hoje no TSE foi a participação do PT nas eleições e não do PSB e que ainda cabe recurso “por isso a campanha segue em frente”.

Mato Grosso do Sul
Reinaldo Azambuja (PSDB) lidera com 50%, seguido por Juiz Odilon (PDT), que tem 35% das intenções de voto. Em terceiro lugar aparece Junior Mochi (MDB), Humberto Amaducci (PT), com 5%, e Marcelo Bluma (PV), com 2%. O Ibope ouviu 812 eleitores em 31 municípios do Mato Grosso do Sul foram ouvidos para o levantamento. O nível de confiança é de 95%. O registro no TRE é MS 08295/2018 e no TSE é BR-03799/2018.

Mato Grosso
O candidato do DEM ao governo de Mato Grosso, Mauro Mendes, lidera a corrida estadual. Considerando apenas os votos válidos, Mendes tem 53% das intenções de voto para o primeiro turno. Com esse resultado, o candidato do DEM poderá ganhar a eleição já neste domingo, 7. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

O candidato Wellington Fagundes (PR) tem 23% das intenções de voto e Pedro Taques (PSDB) aparece com 21%, ainda no critério de votos válidos. Considerando a margem de erro da pesquisa, os dois empatam tecnicamente em segundo lugar. A pesquisa tem registro no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Mato Grosso sob o protocolo MT-05877/2018 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR?05537/2018.

Rondônia
Em Rondônia, o tucano Expedito Junior tem 43% dos votos válidos e está em primeiro lugar. Em segundo, Maurão de Carvalho (MDB) tem 18%, seguido por Acir Gurgacz (PDT), com 15%, e Coronel Marcos Rocha (PSL), com 8%. A pesquisa foi registrada no TRE (RO-03930/2018) e no TSE (BR-01039/2018).

Roraima
A pesquisa aponta liderança de Anchieta (PSDB) na disputa pelo governo de Roraima. O tucano tem 47% dos votos válidos intenções de voto, doze pontos percentuais à frente do segundo lugar, Antônio Denarium (PSL), que conta com 35%. A atual governadora Suely Campos (PP) segue no terceiro lugar com 12%. Em seguida, Temário Mota (PTB) registrou 4% e Fábio (PSol), 3%. Foram ouvidos 812 eleitores de todo o estado. O registro no TSE é BR-01615/2018.

Paraíba
Se a eleição na Paraíba fosse hoje, o candidato João Azevêdo (PSB) teria 49% dos votos válidos. O emedebista Zé Maranhão aparece na segunda colocação, com 31% dos votos válidos, seguido de Lucélio Cartaxo (PV), que tem 18%. Tárcio Teixeira (PSol) tem 1% de intenção de votos válidos, mesmo porcentual atingido por Rama Dantas (PSTU). Os registros da pesquisa são TRE (PB-04351/2018) e TSE (BR-00096/2018).

Piauí
Wellington Dias (PT) pode vencer a disputa ao governo do Piauí ainda no primeiro turno, já que tem 53% dos votos. Ele é seguido por Dr. Pessoa (Solidariedade), que tem 22%. Em terceiro aparece o candidato Luciano, do PSDB, que soma 15% das intenções de voto. Na quarta colocação, Fábio Sérvio (PSL) tem 3%. Foram ouvidos 812 eleitores. Os protocolos no TRE são PI-00559/2018 e no TSE, BR‐05238/2018.

Santa Catarina
Mauro Mariani (MDB) lidera a corrida pelo governo catarinense com 31% dos votos válidos. Ele é seguido de perto por Gelson Merísio (PSD), que tem 29%. Décio Lima, do PT, está em terceiro, com 23%. Em quarto lugar aparece Comandante Moisés (PSL), que tem 12%. Foram ouvidos 1.008 eleitores. O registro no TRE é SC-01620/2018 e no TSE, BR‐01457/2018.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?