Veja detalhes do termo de posse de Jair Bolsonaro e Hamilton Mourão
Presidente e vice eleitos assumirão seus postos em cerimônia na próxima terça-feira (1º/1)
atualizado
Compartilhar notícia
Em cerimônia no plenário da Câmara dos Deputados, na próxima terça-feira (1º/1), Jair Bolsonaro (PSL) oficializará seu nome na história política brasileira, quando assinar seu compromisso com o país no livro do termo de posse presidencial. A rubrica do capitão da reserva do Exército será colocada ao lado de personagens como marechal Deodoro da Fonseca, Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek, Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff e Michel Temer.
Responsável pela manutenção do documento, o Senado Federal divulgou imagens do termo que será assinado por Bolsonaro e pelo vice-presidente eleito, general Hamilton Mourão. A escrita do texto ficou sob a tutela da calígrafa Andréa Branco.
O livro com os termos das posses presidenciais fica guardado no Arquivo do Senado, “em uma sala com temperatura, umidade e luminosidade submetidas a parâmetros rigorosos”, informa o órgão. Os documentos testemunham as evoluções históricas da língua portuguesa e da estética da escrita.
As letras do termo de posse de Juscelino e de Tancredo Neves (que não chegou a assumir a Presidência) se aproximam da estética gótica. Desde José Sarney (1985), seguiu-se outra miscelânea cursiva, relata o Senado.
Confira abaixo os detalhes do termo de posse presidencial de Jair Bolsonaro: