metropoles.com

Veja as principais mudanças no novo texto da reforma da Previdência

Relator retirou do voto possibilidade de estados e municípios estipularem taxas extras a servidores e reduziu abrangência do aumento da CSLL

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Samuel-Moreira-comissão-especial-reforma-da-Previdência
1 de 1 Samuel-Moreira-comissão-especial-reforma-da-Previdência - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O novo texto apresentado nesta quarta-feira (03/07/2019) pelo relator da reforma da Previdência, Samuel Moreira (PSDB-SP), é a terceira versão do projeto que altera as regras para aposentadoria no país. O tucano leu o substitutivo aos membros da comissão especial da Câmara para tentar dar prosseguimento à tramitação da proposta de emenda à Constituição (PEC) 6/2019 na Casa. Entenda os principais pontos alterados da segunda para a terceira versão:

Aposentadoria de policiais

Moreira não alterou a idade mínima de policiais que servem à União – policiais federais, policiais rodoviários federais e policiais legislativos. O texto mantém as regras da proposta original do governo, de idade mínima de 55 anos, tempo de contribuição de 30 anos e 25 anos de efetivo exercício nas carreiras para ambos os sexos. Mais cedo, líderes partidários chegaram a afirmar que, por acordo, a idade mínima havia sido reduzida para 52 anos (mulheres) e 53 anos (homens), mas o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), desmentiu.

Alíquota para servidores estaduais e municipais

Além disso, Moreira voltou atrás em relação à possibilidade de estados e municípios cobrarem contribuições extraordinárias de servidores locais. No antigo parecer do relator, abria brecha para que as unidades federativas aprovassem leis próprias para a cobrança dessas alíquotas em caso de déficits.

“Foi restabelecida, apenas para a União, por meio de alterações no art. 149 da Constituição Federal, a possibilidade de cobrança de contribuições extraordinárias inserida no texto original da PEC e suprimida na versão anterior do substitutivo”, escreveu.

Imposto para bancos

Houve, ainda, uma mudança em relação à Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL). A partir de agora, Moreira restringiu o aumento da alíquota de 15% para 20% apenas para bancos. Na versão anterior apresentada, a nova taxa era destinada a todas as instituições financeiras – à exceção da bolsa de valores. Além disso, havia uma porcentagem de 17% para a cooperativas de crédito. No atual parecer, esse ponto também foi suprimido.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?