metropoles.com

Veja as ligações do clã Bolsonaro e Bannon, ex-estrategista de Trump preso

Bannon apoiou e aconselhou informalmente a família do presidente desde antes da eleição à Presidência

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Alex Wong/Getty Images
Steve Bannon, ex-assessor e marketeiro do ex-presidente dos EUA, Donald Trump. Ele aparee sendo conduzido por policiais perto de carro após ser preso por fraude. Atrás, jornalistas tentam o entrevistar - Metrópoles
1 de 1 Steve Bannon, ex-assessor e marketeiro do ex-presidente dos EUA, Donald Trump. Ele aparee sendo conduzido por policiais perto de carro após ser preso por fraude. Atrás, jornalistas tentam o entrevistar - Metrópoles - Foto: Alex Wong/Getty Images

Steve Bannon, ex-estrategista do presidente norte-americano Donald Trump, preso nesta quinta-feira (20/8) sob acusação de fraude pelo desvio de recursos doados para a construção do muro entre os Estados Unidos e o México, possui relação com a família do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Na viagem aos Estados Unidos em setembro de 2019, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo, reuniu-se, fora da agenda oficial, com Bannon. No cardápio, o discurso de Bolsonaro na abertura da Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York.

Contudo, a relação entre a família Bolsonaro e o agitador nacionalista de extrema direita começou antes. Bannon apoia e aconselha informalmente os Bolsonaro desde antes da eleição do brasileiro à Presidência. É comum nas viagens dos filhos de Bolsonaro aos Estados Unidos haver visitas ao ex-estrategista de Trump.

16 imagens
Bolsonaro quando sofreu o atentado, em 2018
Presidente e primeira-dama do país, Michelle Bolsonaro, no dia da posse
1 de 16

Presidente Jair Bolsonaro

Reprodução Tv Record
2 de 16

Bolsonaro quando sofreu o atentado, em 2018

Reprodução
3 de 16

Presidente e primeira-dama do país, Michelle Bolsonaro, no dia da posse

Presidência
4 de 16

5 de 16

Rafaela Felicciano/Metrópoles
6 de 16

Rafaela Felicciano/Metrópoles
7 de 16

Rafaela Felicciano/Metrópoles
8 de 16

Myke Sena/ especial para o Metrópoles
9 de 16

Fotos: Rafaela Felicciano/Metrópoles
10 de 16

Rafaela Felicciano/Metrópoles
11 de 16

Reprodução/Redes sociais
12 de 16

Rafaela Felicciano/Metrópoles
13 de 16

Rafaela Felicciano/Metrópoles
14 de 16

Igo Estrela/Metrópoles
15 de 16

Rafaela Felicciano/Metrópoles
16 de 16

Alan Santos/PR

Ao assumir a Presidência, Bolsonaro buscou reorientar sua política externa e aproximar o Brasil aos Estados Unidos, além de repetir atitudes do norte-americano em solo tupiniquim. O que tem sido alvo de críticas por parte de ex-chanceleres por causa de suposta “subserviência”, lhe rendeu o apelido de “Trump Tropical”.

Bannon e Bolsonaro

Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo em fevereiro de 2019, Bannon afirmou que o futuro da política é o populismo, e Bolsonaro seria a chance de se espalhar o movimento de direita pela América do Sul.

Essa percepção aproximou Bannon da família Bolsonaro e de Araújo. Gerald Brant, filho de pai brasileiro e integrante do mercado financeiro de Nova York, foi o responsável por apresentá-los. Brant levou a família Bolsonaro para um tour entre representantes do movimento nacionalista de direita no país em 2017.

Em março de 2019, o presidente brasileiro participou de um jantar organizado na residência do ex-embaixador do Brasil nos Estados Unidos, Sérgio Amaral, com o que o governo chamou na época de “formadores de opinião”.

A lista de convidados – elaborada por Araújo e pelo atual embaixador do Brasil nos EUA, Nestor Forster – incluía integrantes do movimento conservador americano como Bannon, o escritor extremista Olavo de Carvalho, um ex-diplomata do governo George W. Bush, Roger Noriega, e Brant.

Bannon e Eduardo Bolsonaro

Em novembro de 2018, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho “zero-três” do presidente, foi um dos convidados a prestigiar a festa de aniversário de Bannon.

O jantar aconteceu na casa do ex-estrategista de Trump. Na ocasião, o filho do presidente postou foto com Bannon nas redes sociais, desejando parabéns ao “ícone no combate ao marxismo cultural”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?