“Vê se tira a esquerda de lá”, diz Bolsonaro a político do Uruguai
Declaração foi dada pelo presidente brasileiro em conversa com o uruguaio em jantar oferecido pelo Fórum Econômico Mundial
atualizado
Compartilhar notícia
Após conhecer o pré-candidato de direita à presidência do Uruguai, Juan Sartori, o presidente Jair Bolsonaro disse a ele que está na torcida por sua vitória na eleição prevista para ocorrer em outubro deste ano no país vizinho.
O capitão da reserva conheceu o uruguaio durante jantar ocorrido na noite da quarta-feira (23/1), do qual participaram líderes latino-americanos em Davos, na Suiça. As informações foram divulgadas pelo jornal O Globo.
“Vê se tira a esquerda de lá”, declarou o chefe do Executivo ao se despedir. Segundo a reportagem, o diálogo foi relatado pelo próprio Sartori, integrante do Partido Nacional, conhecido como Partido Blanco.
O evento, organizado pelo Fórum Econômico Mundial, também contou com a participação de empresários da região.
A Frente Ampla, representação da esquerda uruguaia, está no poder desde 2005. O presidente Tabaré Vázquez esteve na posse de Bolsonaro no dia 1º de janeiro, em Brasília.
Em resposta a Bolsonaro, Sartori, que decidiu há pouco tempo entrar na política, disse que só faltavam dois países – o próprio Uruguai e a Venezuela – para afastar a esquerda da América do Sul. “Eu me encarrego de 50%”, completou. Ele se esqueceu, em sua fala, da Bolívia. Evo Morales, que preside o país, também é de esquerda.