metropoles.com

“Vamos deixar a poeira baixar”, diz Renan após decisão do STF

Por 6 votos a 3 o Supremo decidiu pela permanência do peemedebista na presidência do Senado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
renan calheiros
1 de 1 renan calheiros - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Reunido com integrantes de vários partidos no gabinete da presidência do Senado na tarde desta quarta-feira (7/12) o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) demonstrou “alívio” e um semblante de “confiante”, após decisão do Supremo Tribunal Federal de mantê-lo no cargo.

Logo após decretada o fim do julgamento, o peemedebista foi cumprimentado por vários senadores que acompanharam com ele, pela televisão, a sessão plenária do STF. Em meio aos cumprimentos, Renan afirmou que desmarcaria a sessão desta quarta prevista para iniciar às 18h e iria remarcar para amanhã, às 10h. “Vamos deixar a poeira baixar”, disse Renan aos presentes, segundo relatos.

Segundo relatos dos senadores que acompanharam a sessão do STF com Renan, nas conversas entre eles, o voto do ministro Luiz Fux foi considerado como o mais “didático” e “acertado”. “Não estamos agindo com temor nem com receio, estamos agindo com a responsabilidade política que nos impõe”, diz Fux ao votar contra o afastamento de Renan.

Para Fux, já há uma agenda no Parlamento sobre a qual o Judiciário não pode ter nenhuma interferência, e por isso o afastamento de Renan significaria um risco.

Por seis votos a três, o Supremo Tribunal Federal (STF) votou nesta quarta-feira pela permanência de Renan na presidência do Senado, mas pela sua impossibilidade de assumir interinamente a Presidência da República em caso de viagem de Michel Temer. Renan é o segundo na linha sucessória de Temer, atrás do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Nota à imprensa
O senador Renan Calheiros divulgou uma nota após a decisão do Supremo Tribunal Federal de mantê-lo no cargo em que comemora a decisão anunciada nesta quarta-feira (7/12). “É com humildade que o Senado Federal recebe e aplaude a patriótica decisão do Supremo Tribunal Federal”, cita a nota de Renan. “A confiança na Justiça Brasileira e na separação dos poderes continua inabalada”, completa o presidente do Senado.

Para o senador, “o que passou não volta mais”. “Ultrapassamos, todos nós, Legislativo, Executivo e Judiciário, outra etapa da democracia com equilíbrio, responsabilidade e determinação para conquista de melhores dias para sociedade brasileira”, cita a nota.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?