metropoles.com

“Única saída é vacinar todo mundo, o resto é paliativo”, diz Mourão

Vice-presidente também criticou quem não respeita as medidas restritivas contra a Covid-19 e forma aglomeração

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
reprodução/TV Globo
mourão-com-bial
1 de 1 mourão-com-bial - Foto: reprodução/TV Globo

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão (PRTB), afirmou na manhã desta segunda-feira (1º/3) que  a única saída definitiva para conter o avanço da Covid-19 é “vacinar todo mundo”. Segundo o general, as outras iniciativas “são paliativas”.

“Única saída é vacinar todo mundo, o resto tudo é paliativo. A saída é a gente ir conseguindo vacinar todos e, consequentemente, nós teremos condições de ter uma vida normal”, disse o vice-presidente.

Na ocasião, Mourão ainda criticou o comportamento das pessoas que, mesmo com lockdown e medidas restritivas decretadas, não respeitam as regras.

“Tem uma parcela da nossa população que não consegue e não aguenta ficar dentro de casa. A turma jovem que vai pra festa, aí fica todo mundo aglomerado e depois encontra os pais e os avós e transmite alguma coisa, porque o mais novo, na maioria das vezes, não tem sintoma, mas continua transmitindo”, disse.

Em decorrência do aumento da média diária de mortes em decorrência da Covid-19 e da falta de leitos de UTIs, pelo menos 12 governadores declararam restrições de circulação de pessoas nos estados, principalmente no horário noturno, além do fechamento de estabelecimentos comerciais e até lockdown parcial ou total.

Entre as unidades federativas com mais restrições, estão Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Bahia e DF, que fecharam serviços não essenciais.

Imunização no Brasil

De acordo com a plataforma Our World in Data, que apura o cenário da imunização contra a Covid-19 nos países do mundo, o Brasil está em quinto lugar no ranking mundial.

Com cerca de 210 milhões de habitantes, o país já aplicou as vacinas Coronavac/Sinovac e a AstraZeneca/Oxford em 8,43 milhões de brasileiros. Os dados são atualizados todas as manhãs, no horário de Londres.

A população que recebeu pelo menos a primeira dose do imunizante chega a 3% dos habitantes brasileiros. De acordo com a plataforma, esse percentual não pode ser igual ao número de pessoas totalmente vacinadas se a proteção contra a Covid-19 exigir duas doses, como é o caso da Coronavac e da AstraZeneca.

No índice de países que deram as duas doses, o Brasil cai para o 6º lugar, com 1,5 milhão de indivíduos totalmente vacinados.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?