União fecha acordo com o Rio de Janeiro para reequilibrar contas
Henrique Meirelles afirma que o acordo assinado tem objetivo de encaminhar medidas legislativas que permitam o ajuste fiscal
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, anunciou nesta quinta-feira (26/1) que o termo de compromisso entre União e o Estado do Rio de Janeiro foi assinado durante reunião com o presidente Michel Temer. Segundo o ministro, o termo visa encaminhar medidas legislativas que permitam o ajuste fiscal e o reequilíbrio financeiro do estado.
Meirelles destacou que o termo permitirá o reequilíbrio das contas do Estado entre 2017 e 2019 e “poderá ou não ser renovado”. “O plano de recuperação fiscal do Rio envolve uma série de questões que demandam a aprovação da Alerj e autorização do Legislativo”, disse.
Meirelles disse ainda que a Lei Complementar que será enviada permitirá também ajuste de outros Estados em calamidade, que estejam dispostos a se enquadrar no regime de recuperação fiscal. “A União se compromete a mandar o projeto de Lei Complementar”, reforçou. “Uma vez aprovados os projetos, executaremos o plano de ajuste do Rio.”
O ministro concede entrevista neste momento onde está detalhando os termos do acordo. Meirelles está acompanhado do governador Luiz Fernando Pezão e do presidente da Alerj, Jorge Picciani.