metropoles.com

PSL se reúne no Congresso e confirma apoio à reeleição de Maia

Em contrapartida, legenda ficará com o comando da CCJ. Para comandar o Senado, partido lançará Major Olímpio.

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Congresso Nacional
1 de 1 Congresso Nacional - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Um dia após declarar apoio à candidatura à presidência da Câmara de Rodrigo Maia (DEM-RJ), os parlamentares eleitos do PSL se reuniram, na manhã desta quinta-feira (3/1), no Congresso, para discutir os rumos do partido na Casa. Participaram da reunião o senador eleito Major Olimpio (SP), o atual líder da bancada na Câmara, Delegado Waldir (GO), o presidente do partido, Luciano Bivar (PE) e outros 14 correligionários.

Na pauta, eles discutiram e confirmaram o apoio à reeleição de Rodrigo Maia (DEM-RJ) para a Presidência da Câmara dos Deputados. O acordo com o PSL foi fechado após uma reunião de Maia com Bivar, ainda na quarta-feira (2). Em troca, o partido, que tem 52 deputados eleitos, vai comandar a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), de Finanças e a segunda-vice-presidência da Câmara.

A divulgação do acordo desagradou a parte da bancada do PSL, mas surtiu um efeito imediato no cenário político. O PRB retirou a candidatura do deputado João Campos e declarou apoio a Maia. Em seguida, o líder do PSDB na Câmara, Nilson Leitão (MS), reconheceu que os tucanos devem seguir o mesmo caminho.

Após saber do anúncio do PSL, o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, disse que o governo não vai interferir na disputa no Congresso. “Desde que venceu a eleição, o presidente Jair Bolsonaro tem dito que não deve interferir na disputa do Congresso. Não haverá intervenção”, afirmou Onyx.

Também na quarta, o partido bateu o martelo quanto à disputa pela sucessão de Eunício Oliveira (MDB-CE) no comando do Senado Federal. A sigla do presidente Jair Bolsonaro terá candidato próprio: o deputado federal e senador eleito Major Olímpio (PSL-SP), um dos congressistas mais próximos do novo chefe do Executivo federal.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?