Último ensaio da posse atrai curiosos e tem segurança reforçada
A cerimônia vai ocorrer na próxima terça-feira (1º/1). Neste domingo (30/12), últimos detalhes foram acertados
atualizado
Compartilhar notícia
A Esplanada dos Ministérios recebe, na tarde deste domingo (30/12), o último ensaio para a cerimônia de posse presidencial, que ocorrerá nesta terça-feira (1º/1). O desfile de preparação começou por volta das 14h40 e contou com um carro fechado, o tradicional Rolls Royce surgiu apenas no Congresso Nacional.
A programação começou em frente à Catedral. De lá, o cortejo seguiu pela Esplanada dos Ministérios até chegar ao Palácio do Planalto, em frente à Praça dos Três Poderes. O forte esquema de segurança ficou evidente durante o 2º ensaio, com forte presença de militares e agentes das forças de segurança.
A segurança foi reforçada e alguns curiosos foram impedidos de acompanhar o treinamento das forças armadas.
Em torno do circuito da posse, estão localizados os pórticos onde estão os detectores de metal que serão utilizados na cerimônia deste terça (1º). O acesso da população à Esplanada dos Ministérios será exclusivamente pela Rodoviária do Plano Piloto. A partir deste ponto, as pessoas que quiserem assistir à posse terão que descer a Esplanada a pé. Não serão permitidos o acesso com bicicletas, skates e patins, por exemplo.
A lista de proibições também inclui guarda-chuva, objetos cortantes, máscaras, carrinhos de bebês, fogos de artifício, bebidas alcoólicas, garrafas, sprays, além de bolsas e mochilas. Quatro linhas de revistas serão montadas a partir da Rodoviária do Plano Piloto, com fiscalização manual da Polícia Militar. Quanto mais próximo ao Congresso Nacional, mais rigoroso fica o controle.
Jornalistas, mesmo os credenciados para a cerimônia, tiveram dificuldade para acessar à Esplanada dos Ministérios. A reportagem do Metrópoles, por exemplo, foi barrada em dois pontos distintos: próximo à Catedral Metropolitana e ao Palácio do Itamaraty. Militares do Exército pareciam desorientados sobre critérios de acesso ao ensaio.
Ao menos três helicópteros com agentes de segurança fizeram o monitoramento da área. O público foi barrado na altura da Catedral Metropolitana. Ao final do ensaio da posse presidencial no Palácio do Planalto, os generais Etchegoyen e Heleno darão entrevista aos jornalistas, na Praça dos Três Poderes.