metropoles.com

Último discurso de Bolsonaro em 2021 é alvo de panelaço

Ato foi impulsionado tanto por apoiadores como opositores ao governo do presidente Jair Bolsonaro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Presidente Jair Bolsonaro
1 de 1 Presidente Jair Bolsonaro - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Foram registrados diversos panelaços pelo Brasil durante o pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro (PL), na noite desta sexta-feira (31/12). O ato foi impulsionado tanto por apoiadores como opositores ao governo.

Em Brasília, moradores foram às janelas, no Plano Piloto, Sudoeste, Guará e outras regiões administrativas, para apoiar e protestar contra o presidente.

Na Zona Sul do Rio de Janeiro, em Copacabana, também foi possível ouvir as manifestações.

Ainda na capital carioca, moradores do Leme pediram a saída do presidente com gritos de “Fora, Bolsonaro”.

O discurso

O discurso, transmitido em todos os canais de TV e emissoras de rádio, teve duração de quase 6 minutos e foi gravado com antecedência, antes do mandatário viajar para férias em Santa Catarina.

Na fala, Bolsonaro defendeu o governo, voltou a se opor à obrigatoriedade do passaporte vacinal e criticou rivais políticos.

“Não apoiamos o passaporte vacinal. Nem qualquer restrição àqueles que não desejam se vacinar. Também, como anunciado pelo ministro da Saúde, defendemos que a vacina para as crianças entre cinco e onze anos sejam aplicadas somente com o consentimento dos pais e prescrição médica. A liberdade tem que ser respeitada.”

Mirando o eleitorado fiel, citou investimentos do BNDES no exterior e disse que o governo completou três anos sem corrupção. Além disso, falou sobre a conclusão das obras de transposição do Rio São Francisco e o pagamento do Auxílio Brasil.

Em outro momento, o presidente criticou os governadores dos estados pelas políticas de distanciamento e restrições sanitárias decretadas durante a pandemia. Para ele, foram as medidas econômicas federais que evitaram uma “quebradeira econômica” no país. Na sequência, atacou o programa Bolsa Família, percussor do atual programa de transferência de renda Auxílio Brasil.

Alguns ex-ministros também foram lembrados no discurso. “Formamos um ministério com pessoas capazes para enfrentar a todos os desafios. Ao longo do tempo, alguns o deixaram por livre e espontânea vontade. Outros foram substituídos por não se adequarem aos propósitos da maioria que me elegeu”, disse.

Atualmente, o ex-ministro de seu governo Sergio Moro (Podemos) afirma que estará na corrida presidencial para o próximo ano.

Este foi o terceiro pronunciamento de Bolsonaro em rede nacional neste ano. No ano anterior, o mandatário realizou sete falas à nação.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?