metropoles.com

Tweets sobre fraude na eleição têm robôs pró-Lula e Bolsonaro

A reportagem analisou as hashtags que repercutiram após a acusação sem provas feita pelo presidente do Brasil

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Istock
twitter110
1 de 1 twitter110 - Foto: Istock

Depois de o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmar sem provas que houve uma fraude no primeiro turno das eleições presidenciais de 2018, duas hashtags começaram a repercutir no Twitter. A primeira, #EraLulaNo1Turno, referia-se ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que teve a sua candidatura barrada pela Lei da Ficha Limpa. A outra, pró-Bolsonaro, era #FoiNoPrimeiroTurno.

O (M)Dados, núcleo de jornalismo de dados do Metrópoles, analisou 24 mil tweets que continham uma das duas hashtags em busca de bots. E indícios da utilização de robôs foram encontradas nas duas campanhas.

Os números surgem após Sergio Moro pedir demissão do governo e acusar Bolsonaro de querer interferir em investigações da Polícia Federal e processos no Supremo Tribunal Federal (STF). O Palácio do Planalto enfrenta inquérito no STF na área das fake news. As investigações conduzidas pela Polícia Federal sobre o caso chegaram a empresários que teriam financiado ataques nas redes sociais a opositores de Bolsonaro.

Além disso, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) foi ao Supremo para tentar impedir a continuidade da CPI das Fake News, que também mira os financiadores da rede especializada em destruir reputações de pessoas públicas.

Bolsonaro

Foram publicados 13.852 tweets usando a mensagem #FoiNoPrimeiroTurno. De todos os posts, 2.165 (15,6%) continham apenas a hashtag.

A reportagem identificou nesse montante 93 possíveis robôs ajudando a compartilhar a acusação feita pelo presidente Jair Bolsonaro. Esses perfis falsos foram responsáveis por 101 postagens sobre o assunto e 45 delas continham apenas a hashtag.

A análise para identificar possíveis robôs se baseia no comportamento do perfil no Twitter. Por isso, um resultado positivo indica, e não garante, que determinada página seja um robô. Um exemplo disso é a conta cleidinha76.

Ainda no dia 9 de março, às 23h51, ela publicou a mensagem com a frase #FoiNoPrimeiroTurno. Na sua conta, há apenas dois tipos de postagens: hashtags relacionadas a Jair Bolsonaro e retweets de perfis simpáticos ao presidente.

Esse tipo de comportamento é suspeito para o algoritmo de identificação de robôs, que deu uma probabilidade de 59% da conta ser totalmente automatizada.

Outro sinal é a baixa interação do perfil. Ele é seguido por dez páginas e acompanha as postagens de 27 contas. Entre elas, a do presidente Jair Bolsonaro, a do deputado federal Eduardo Bolsonaro (sem partido) e a do vereador do Rio de Janeiro, Carlos Bolsonaro (PSC-RJ).

Lula

Entre os apoiadores do ex-presidente Lula, foram identificados 82 possíveis bots que postaram 94 vezes. Desse total, 27 foram apenas a hashtag. Entre todos os 10.049 tweets analisados, 1099 tinham como mensagem apenas a hashtag. Isso representa 10,9% do total.

Como as hashtags se disseminaram

A popularidade da hashtag repercutindo a acusação em provas do presidente Jair Bolsonaro foi muito ajudada por 11 perfis, que, sozinhos, geraram 27.982 interações, contra 37.682 de todos os 6.423 demais perfis que a postaram.

Os perfis pertencem principalmente a influenciadores digitais da direita, como Leandro Ruschel, Henrique Oliveira, Allan dos Santos e Bernardo Kuster.

No lado petista, sete contas tiveram muitas interações com a hashtag. Juntos, eles conseguiram 12.522 interações, contra 23.760 dos demais 3.978 perfis. Neste campo, quem tem mais repercussão são as redes sociais de parlamentares do PT, como a deputada distrital Arlete Sampaio (PT-DF) e os deputados federais Maria do Rosário (PT-RS) e Paulo Teixeira (PT-SP).

Metodologia

Para obter os tweets com a hashtag, a equipe utilizou a biblioteca Twint, de Python. A Botometer, uma biblioteca da linguagem de programação, ajudou a avaliar o percentual de chances de cada perfil ser um robô. Foram guardadas apenas as contas com mais de 50% de chances de ser um robô. Os dados foram analisados no Google Sheets.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?