A transferência é nociva ao trabalho jornalístico por confinar, em plena pandemia de Covid-19, cerca de 50 profissionais em uma ambiente sem janelas, localizado no subsolo da Câmara.
Pelo Twitter, diversos profissionais de imprensa apontaram a mudança como prejudicial para o sociedade utilizando as hashtags: #imprensafica e #camarasemmordaça.
“Presidente @arthurlira_ , não mude de lugar o comitê de imprensa da Câmara. Não impeça o povo de saber o que acontece no Congresso #imprensafica #camarasemmordaça”, diz o texto compartilhado.
A mudança, determinada por Lira está marcada para quinta-feira (11/2), antes do período de Carnaval – que ocorre entre os dias 13 e 17 de fevereiro. Não há, todavia, orçamento do projeto finalizado.
9 imagens
1 de 9
Arthur Lira decidiu retirar o comitê de imprensa das proximidades do Plenário
Igo Estrela/Metrópoles
2 de 9
A transferência é nociva ao trabalho jornalístico por confinar, em plena pandemia de Covid-19, cerca de 50 profissionais em uma ambiente sem janelas, localizado no subsolo da Câmara
Igo Estrela/Metrópoles
3 de 9
Pelo Twitter, diversos profissionais de imprensa apontaram a mudança como prejudicial para o sociedade utilizando as hashtags: #imprensafica e #camarasemmordaça
Igo Estrela/Metrópoles
4 de 9
A mudança, determinada por Lira está marcada para quinta-feira (11/2), antes do período de Carnaval – que ocorre entre os dias 13 e 17 de fevereiro. Não há, todavia, orçamento do projeto finalizado
Igo Estrela/Metrópoles
5 de 9
De acordo com o diretor do Departamento Técnico da Câmara (Detec), Mauro Moura Severino, responsável pela obra, a ordem foi dada presidente da Casa é fazer a realocação do comitê de imprensa e iniciar a obra física “imediatamente”
Igo Estrela/Metrópoles
6 de 9
No local, Lira vai instalar o seu gabinete
Igo Estrela/Metrópoles
7 de 9
Acesso restrito
Igo Estrela/Metrópoles
8 de 9
Interior do atual comitê de imprensa
Igo Estrela/Metrópoles
9 de 9
Jornalistas trabalham no comitê de imprensa da Câmara
Igo Estrela/Metrópoles
Mudança
De acordo com o diretor do Departamento Técnico da Câmara (Detec), Mauro Moura Severino, responsável pela obra, a ordem foi dada presidente da Casa é fazer a realocação do comitê de imprensa e iniciar a obra física “imediatamente”.
O projeto autorizado por Lira visa transferir o gabinete da presidência da Casa para o local onde atualmente ficam os jornalistas que acompanham as atividades do Legislativo.
Com a mudança, Lira não precisará atravessar o Salão Verde, local tradicional de inúmeras entrevistas, pois terá acesso direto ao plenário da Câmara, pelas portas dos fundos do Plenário.
A proposta de mudança não chegou a ser negociada com os jornalistas.
4 imagens
1 de 4
Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira
Luis Macedo/Câmara dos Deputados
2 de 4
Arthur Lira vence eleições da Câmara em primeiro turno
Rafaela Felicciano/Metrópoles
3 de 4
Arthur Lira é eleito presidente da Câmara dos Deputados
Rafaela Felicciano/Metrópoles
4 de 4
Atual comitê de imprensa fica ao lado do Plenário Ulysses Guimarães
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal de notícias no Telegram.
Quais assuntos você deseja receber?
Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:
1.
Mais opções no Google Chrome
2.
Configurações
3.
Configurações do site
4.
Notificações
5.
Os sites podem pedir para enviar notificações
Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?