metropoles.com

TSE suspende propaganda de Haddad com carta de Lula

A decisão atende a uma pedido do Podemos, partido do presidenciável Alvaro Dias

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
SERGIO CASTRO/ESTADÃO
SCA SÃO PAULO 30/09/2016 – NACIONAL/POLÍTICA – CAMINHADA FERNANDO HADDAD E LULA – Fernando Haddad, candidato do PT para preitura de São Paulo e o ex presidente Lula fazem carreata pelo centro da cidade do Patio do Colégio até pq D. Pedro.FOTO SERGIO C
1 de 1 SCA SÃO PAULO 30/09/2016 – NACIONAL/POLÍTICA – CAMINHADA FERNANDO HADDAD E LULA – Fernando Haddad, candidato do PT para preitura de São Paulo e o ex presidente Lula fazem carreata pelo centro da cidade do Patio do Colégio até pq D. Pedro.FOTO SERGIO C - Foto: SERGIO CASTRO/ESTADÃO

O ministro Sergio Banhos, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), suspendeu, nesta segunda-feira (17/9), a propaganda do PT na qual é lida integralmente a carta do ex-presidente Lula apresentando Fernando Haddad como novo candidato do partido à Presidência da República.

De acordo com a decisão, a peça publicitária está irregular, uma vez que é excedido o tempo limite de 25% para apoiador aparecer na propaganda eleitoral do candidato, ainda que por meio da leitura, por terceiros, do texto do ex-presidente.

“Trata-se, como de fácil percepção, de carta de apoiamento do ex-presidente Lula a Fernando Haddad”, diz a decisão, que cita frases do líder petista expressas no texto de apresentação do ex-prefeito de São Paulo como presidenciável do PT para exemplificar como o tempo do programa foi extrapolado. Entre os trechos citados pelo ministro estão: “O nosso nome agora é Fernando Haddad” e “Eu quero pedir de coração a todos que votariam mim, que votem no Haddad para presidente”.

A decisão atende a um pedido do Podemos, partido do presidenciável Alvaro Dias. Para o ministro, as expressões que traduzem o apoio expresso do remetente ao novo candidato ocupam quase 50% do tempo da propaganda e, mesmo que lida por terceiros, indica desrespeito às regras.

“Ou seja, a coligação representada excedeu “o limite de até 25% do tempo de cada programa ou inserção reservado para os apoiadores”, conclui o magistrado.

No texto, Lula ainda critica a decisão do TSE que barrou sua candidatura. Segundo o ex-presidente, com o impedimento, “vetaram o povo brasileiro de votar livremente”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?