metropoles.com

TSE rejeita pedido do PT para proibir Lula na propaganda de Meirelles

Para ministro Sergio Silveira Banhos, do TSE, contudo, fotos históricas mostram apenas que presidenciável trabalhou com PT e MDB

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Henrique Meirelles
1 de 1 Henrique Meirelles - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O ministro Sergio Silveira Banhos, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), rejeitou pedido da coligação do PT para que a Corte proibisse o candidato do MDB, Henrique Meirelles, de exibir imagens do ex-presidente no horário eleitoral. As informações foram divulgadas nesta terça-feira (11/9), na coluna Painel, do jornal Folha de São Paulo.

Meirelles, que foi presidente do Banco Central durante o governo Lula, mostra fotos e vídeos onde o ex-presidente elogia seu trabalho na propaganda eleitoral na TV, no rádio e também na internet.

A coligação do PT reclamou da veiculação da imagem de Lula, pois, segundo ela, poderia confundir o eleitor, indicando que Meirelles poderia ter o apoio do ex-presidente. “No entanto, se observa, ao menos em juízo perfunctório, é que as fotos são históricas e foram divulgadas com o objetivo de demonstrar a capacidade e a competência do candidato na condução da economia”, discordou o ministro.

“Entendo, portanto: as fotos em questão tratam de acontecimento público e notório. Isso, em princípio, não viola a legislação eleitoral. Ademais, na sua fala, o próprio candidato Henrique Meirelles afirma não ter votado no Lula, embora tenha sido convidado por ele para comandar a economia”, conclui.

A campanha de Meirelles ainda trabalha para apresentar o candidato, ex-ministro da Fazenda de Michel Temer, ao eleitor.

O fato de ele ter trabalhado com Lula é um dos pilares da comunicação do emedebista, não por aventar uma ligação com o petista, mas por dar força ao discurso de que Henrique Meirelles não se move por paixões partidárias, tendo contribuído com governos do PT e do MDB.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?