TSE julga nesta terça-feira (25/9) registro da chapa Haddad/Manuela
A candidatura foi apresentada no último dia 11, após a desistência do PT de levar a frente a campanha do ex-presidente Lula
atualizado
Compartilhar notícia
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgará nesta terça-feira (25/9) o pedido de registro do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) à Presidência da República. A candidatura foi apresentada no último dia 11 de setembro, após a desistência do PT de levar a frente a campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, cuja candidatura foi barrada pela Corte eleitoral.
Apresentado como substituto de Lula na chapa, Haddad é o único dos treze presidenciáveis que ainda não teve o pedido analisado. Além disso, o TSE também vai analisar o pedido de registro de Manuela D’Ávila (PCdoB) como candidata a vice-presidente na chapa petista. A coligação “O Povo Feliz de Novo”, que reúne PT, PCdoB e Pros, já foi aprovada. Não houve contestação ao registro.
Além do pedido de registro, o TSE também julgará um pedido de resposta da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) contra a TV Globo e a candidata da Rede à Presidência, Marina Silva. Segundo Dilma, Marina, em entrevista ao Jornal Nacional, disse que ela praticou caixa dois eleitoral nas eleições de 2014. Este pedido teve liminar negada pelo ministro relator Luís Felipe Salomão, que entendeu necessário assegurar a livre expressão de Marina. O noticiário colocou no ar uma nota de Dilma sobre o tema.
Outra representação a ser analisada foi apresentada pelo Partido Novo contra a coligação de Lula e Haddad. O partido alega que a campanha presidencial “invadiu” o espaço eleitoral dos candidatos a deputado estadual por Minas Gerais.Também relatada pelo ministro Salomão, este pedido também não foi aceito. Ele considerou que a análise deveria ser feita pela Justiça de Minas Gerais.