metropoles.com

TRF-4 determina transferência do deputado João Rodrigues para a Papuda

Parlamentar deve ficar encarcerado no Centro de Detenção Provisória (CDP), em Brasília. Juiz não decidiu sobre pedido de trabalho externo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
João Rodrigues
1 de 1 João Rodrigues - Foto: Reprodução

O Tribunal Regional Federal da 4ª região (TRF-4) acatou pedido da defesa do deputado federal João Rodrigues (PSD-SC) e determinou a transferência do parlamentar da prisão onde cumpre pena, em Porto Alegre (RS), para o Centro de Detenção Provisória (CDP), no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília.

Rodrigues foi condenado pelo TRF-4, em 2009, a 5 anos e 3 meses de detenção por dispensa irregular de licitação. O processo é referente a fatos ocorridos em 1999, quando ele exerceu por 30 dias o cargo de prefeito interino de Pinhalzinho (SC).

Outros políticos condenados pela Justiça já cumprem pena no CDP da Papuda, entre eles o ex-prefeito de São Paulo e também deputado federal Paulo Maluf e o ex-ministro Geddel Vieira Lima.

Na decisão, o juiz federal Rony Ferreira deferiu o pedido da defesa do parlamentar e também oficiou o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), sobre a condenação do deputado e o início do cumprimento da pena, para eventuais providências cabíveis no âmbito da Casa.

O magistrado, no entanto, não se manifestou sobre o pedido de trabalho externo feito pela defesa do político. João Rodrigues pretende exercer o mandato parlamentar durante o dia e, à noite, dormir no presídio. Segundo o juiz Rony Ferreira, o pleito deverá ser direcionado ao Juízo da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal.

A prisão do deputado foi determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no último dia 7 de fevereiro, quando a Corte negou pedido dos defesa e determinou a execução da pena do parlamentar, condenado em segunda instância. A decisão ficou a cargo do STF porque, como é deputado federal, Rodrigues detém foro privilegiado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?