Três PMs assumem comando da Comissão da Segurança Pública da Câmara
Entre os quatro deputados escolhidos para compor a chamada bancada da bala, só um não é policial militar
atualizado
Compartilhar notícia
A Câmara dos Deputados instalou, na noite desta quarta-feira (13/3), a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado que irá atuar em 2019 e 2020. Assim, o presidente e seus três vice-presidentes foram eleitos pelos membros do colegiado. Entre os quatro deputados escolhidos, só um não é policial militar.
O presidente da chamada “bancada da bala” será o o PM do Paraná, capitão Augusto (PR). Apenas o primeiro vice-presidente não tem relação com a polícia: o jornalista Fernando Rodolfo (PR-SP). Já o segundo vice-presidente eleito é o capitão Derrite (PP-SP) e o terceiro vice, o capitão Fábio Abreu (PR-PI).
A comissão será responsável pela análise de projetos relacionados à segurança pública apresentados pelos deputados federais. Os textos precisam ser votados pelo colegiado antes de ir à votação no plenário da Casa.
Uma das primeiras matérias a serem votadas pela comissão será o pacote anticrime do ministro da Justiça, Sergio Moro. O ex-juiz federal encaminhou à Casa, em fevereiro passado, o texto com diversas medidas para a área.
Como a segurança pública é uma das prioridades do atual governo federal e muitos parlamentares foram eleitos com essa bandeira, a comissão da Câmara deverá ter muito trabalho durante este ano.
Em seu discurso de posse, o presidente capitão Augusto (foto em destaque) prometeu dar celeridade à análise dos projetos. “Sem querer desmerecer as outras comissões, tenho certeza que a nossa será a mais importante da Casa”, completou.