metropoles.com

Torquato Jardim, professor da UnB, assume Ministério da Transparência

Informação foi confirmada nesta quarta-feira (1º/6) pelo Palácio do Planalto. O jurista assumirá a vaga deixada por Fabiano Silveira

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Torquato Jardim foto Divulgacao
1 de 1 Torquato Jardim foto Divulgacao - Foto: Divulgação

O jurista Torquato Jardim assumirá o comando do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle no lugar de Fabiano Silveira. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (1º/6) pelo Palácio do Planalto.

Torquato Jardim é advogado desde 1979, professor de direito constitucional da Universidade de Brasília (UnB), matéria na qual é especialista, e já atuou, em dois períodos diferentes, como ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na cota reservada a advogados. Ele também é referência em direito eleitoral. A assessoria de imprensa do governo federal informou que a posse do novo ministro da Transparência ocorrerá nesta quinta-feira (2).

Fabiano Silveira, então ministro da pasta, anunciou a saída do cargo na última segunda-feira (30/5) após o vazamento de uma conversa entre ele e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Nos áudios, Silveira critica a Operação Lava Jato e o procurador-geral da República, Rodrigo Janot. As gravações foram divulgadas no domingo (29).

Na carta de demissão, Fabiano disse que “estive imbuído dos melhores propósitos e motivado a realizar um bom trabalho à frente da pasta. Pela minha trajetória de integridade no serviço público, não imaginava ser alvo de especulações tão insólitas”.

“Reitero que jamais intercedi junto a órgãos públicos em favor de terceiros. Observo ser um despropósito sugerir que o Ministério Público possa sofrer algum tipo de influência externa, tantas foram as demonstrações de independência no cumprimento de seus deveres ao longo de todos esses anos”, escreveu.

A queda de Silveira ocorreu uma semana após o afastamento de Romero Jucá do Ministério do Planejamento. O parlamentar também foi grampeado em conversas com o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado. Segundo interlocutores, o presidente em exercício Michel Temer havia decidido tentar não ceder à pressão para evitar um efeito cascata.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?