“Todo mundo vê que é fraude”, diz Bolsonaro sobre pesquisa eleitoral
Levantamento Ipec divulgado na semana passada mostrou Lula com 49% das intenções de voto contra 23% de Bolsonaro
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) questionou, nesta segunda-feira (28/6), pesquisa Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec), divulgada na última sexta-feira (25/6), que mostra Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente na corrida eleitoral de 2022.
“Olha só o que acontece: tem uma pesquisa aí, de um instituto Ipec, não sei o que lá… Deu 49% pro Lula, né? Todo mundo vê que é fraude”, afirmou Bolsonaro a apoiadores ao deixar o Palácio da Alvorada.
No levantamento, o petista tem 49% das intenções de voto contra 23% de Bolsonaro. Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro lugar na disputa, com 7%. O pedetista empata tecnicamente com o atual governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que tem 5%.
O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, que demonstrou intenção de concorrer à Presidência da República, aparece com 3%.
A pesquisa Ipec foi feita entre os dias 17 e 21 de junho, com 2.002 pessoas em 141 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
O Ipec, o de pesquisas políticas, nasceu após o fim do Ibope Inteligência, em janeiro deste ano e foi criado pela estatística Márcia Cavallari, ex-CEO da Ibope.
Na conversa com apoiadores, Bolsonaro ainda questionou a imprensa sobre a cobertura da campanha:
“O que a grande mídia começa a fazer? Em cima disso, falam: ‘Ah, como o Bolsonaro é grosso, fala palavrão as mulheres não votam nele, vão votar no Lula’. Eu não quero falar o que o Lula falou aqui sobre mulheres do cabelo duro. Falam também: ‘Porque ele não usa máscara, geralmente não usa máscara, não vou votar nele, tá certo?’ Agora, quem é que falou ‘Ainda bem que apareceu o vírus aí’? Quem foi que falou isso daí?”
Em março de 2016, em áudio gravado pela Polícia Federal com autorização da Justiça, Lula conversava com o ex-ministro da Secretaria de Direitos Humanos Paulo Vannuchi quando disse: “Cadê as mulheres do grelo duro do nosso partido?”.
A conversa de Bolsonaro com apoiadores foi registrada por um canal no YouTube simpático ao presidente.