metropoles.com

“Todo mundo quer uma constituição para chamar de sua”, ironiza Sergio Moro

O comentário foi em resposta à declaração do líder do governo na Câmara, Ricardo Barros, de que a Carta Magna “tornou o país ingovernável”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Ex-ministro Sergio Moro
1 de 1 Ex-ministro Sergio Moro - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O ex-ministro da Justiça e da Segurança Pública Sergio Moro voltou a criticar, nesta terça-feira (27/10), a ideia do plebiscito para reformar a Constituição Federal de 1988, defendida nessa segunda-feira (26/10) pelo líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR), inspirado no que ocorreu no Chile.

“Cada um quer uma [constituição] para chamar de sua. É melhor ficar com a que já temos. O que não impede que a gente emende e altere naquilo que entendermos que seja o caso de alterar”, ironizou Moro, em um debate virtual sobre sistemas judiciais internacionais.

O ex-juiz já havia criticado a sugestão de nova constituição nesta terça-feira. “O que dificultou a governabilidade do Brasil nos últimos anos foi a corrupção desenfreada e a irresponsabilidade fiscal, não a Constituição de 1988 nem a Justiça ou o MP”, escreveu nas redes sociais.

Em live promovida pela Academia Brasileira de Direito Constitucional (ABDConsult), Barros afirmou que a Constituição atual “tornou o país ingovernável”. Ele sugeriu um plebiscito para formar nova Assembleia Geral Constituinte, além de dizer que a Carta Magna possui muitos direitos. O deputado ainda criticou o ativismo judicial.

A declaração do líder do governo foi alvo de críticas de parlamentares da base e da oposição e de juristas, que consideraram preocupantes os ataques à Constituição, ao Judiciário e aos direitos e garantiam que fundamentam o Estado de Direito.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?