metropoles.com

“Todo jornalista deveria ter João 8:32 na testa”, diz Bolsonaro

Presidente tem evitado a imprensa desde que fez insinuação sexual sobre o trabalho da jornalista Patrícia Campos Mello, da Folha de SP

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Presidente Jair Bolsonaro durante o hasteamento da bandeira nacional no palacio do alvorada IMPRENSA
1 de 1 Presidente Jair Bolsonaro durante o hasteamento da bandeira nacional no palacio do alvorada IMPRENSA - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), disse que todo jornalista deveria ter carimbado na testa o versículo bíblico que foi o seu bordão de campanha. O mandatário do país também classificou a imprensa como “partido de extrema esquerda”. As declarações foram dadas em cerimônia no Palácio do Planalto nesta quinta-feira (20/02/2020).

Bolsonaro não dá entrevistas desde que fez  insinuação sexual contra a jornalista Patrícia Campos Mello, da Folha de São Paulo. Na terça-feira (18/02/2020), o chefe do Executivo disse que a repórter “queria um furo”. “Ela queria dar o furo [risos dele e dos demais]”, disse o presidente, em entrevista diante de um grupo de simpatizantes em frente ao Palácio da Alvorada.

Na saída de reunião ministerial, cerca de quatro horas depois de proferir a frase e diante da reação de parlamentares, bem como de associações de jornalistas e dos presidentes das duas casas do Legislativo, Bolsonaro reagiu: “Eu agredi sexualmente a repórter?”.

No pronunciamento desta quinta, após criticar a imprensa, o presidente deu uma sugestão aos jornalistas. “Sigam o exemplo do governo, adotem o lema João 8:32. Afinal de contas, né, isso deveria ter um carimbo na testa de cada jornalista: ‘a verdade acima de tudo’. E deixar de se comportar como um partido político de extrema esquerda”, disse.

“A verdade vos libertará”

O versículo bíblico citado por Bolsonaro foi amplamente utilizado pelo presidente e por candidatos de sua base eleitoral nas eleições de 2018. O trecho “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” chegou a ser tatuado no braço do ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni (DEM-RS).

Em entrevista ao Canal Livre, da Band, Onyx disse que gravou a inscrição no corpo para lembrar do “dia que errou”. “Isso é para mim, não é para sair por aí mostrando”, pontuou.

Onyx contou que a tatuagem foi feita em 2016, quando foram divulgadas as notícias de que ele havia recebido R$ 100 mil, por meio de caixa 2, na campanha para deputado em 2014.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?