metropoles.com

“Tenhamos cuidado com a sanha de buscar culpados”, sugere Pacheco

O presidente do Congresso fez um discurso, na sessão de abertura do ano legislativo, com recados a aliados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Rodrigo Pacheco, Bolsonaro e Arthur Lira
1 de 1 Rodrigo Pacheco, Bolsonaro e Arthur Lira - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), fez um discurso, nesta quarta-feira (3/2), na sessão de abertura do Ano Legislativo, cheio de recados a aliados que estão em rota de colisão. Com o objetivo de pacificar as relações entre Legislativo e Executivo, Pacheco pediu “cuidado com a sanha de buscar culpados a qualquer custo” pela forma com que a pandemia da Covid-19 tem sido enfrentada no Brasil.

“Tenhamos cuidado com a sanha de buscar culpados a qualquer custo, como se a pandemia tivesse encontrado somente acertos em qualquer parte do mundo. Por tudo isso, conclamo a todos a que busquemos uma maior pacificação das instituições e a identificação de objetivos comuns, tanto do ponto de vista da saúde pública, quanto do ponto de vista econômico”, declarou.

Alguns parlamentares na Câmara e no Senado buscam assinaturas para instalação uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar o que avaliam como omissões do governo Jair Bolsonaro na condução da pandemia. O ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia (DEM-RJ), correligionário de Pacheco e desafeto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), é favorável.

Pacheco, eleito com o apoio de Bolsonaro – constantemente criticado por arroubos autoritários –, não deixou nem o aliado sem uma alfinetada. “A política não deve ser movida por arroubos do momento ou por radicalismos”, disse Pacheco, ao lado de Bolsonaro, e acrescentou: “Nenhum extremo nos interessa”.

O presidente do Senado reiterou que as prioridades da sua gestão são as reformas administrativa e tributária e a agilidade na aquisição das vacinas contra a Covid-19. Mais cedo, ele e o presidente eleito da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), se reuniram com Bolsonaro e entregaram um documento no qual sinalizam pretensões neste sentido.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?