metropoles.com

Tendência do PSB é fechar questão contra a reforma da Previdência

A exemplo do que fez o PDT, os socialistas querem definir posição única a ser seguida pela bancada. Governador do Espírito Santo diverge

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Carlos Siqueira/PSB
1 de 1 Carlos Siqueira/PSB - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O PSB deve decidir, nos próximos dias, o posicionamento do partido em relação ao texto da reforma da Previdência proposto pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL). A sigla começou nesta semana uma série de discussões e, de acordo com o dirigente da legenda, João Carlos Siqueira (foto em destaque), ao que tudo indica a ideia é fechar questão contra o texto do Planalto.

“Nós já fechamos uma posição contra a do Temer. Então, entendo que há uma tendência muito clara de optarmos pela rejeição deste texto, que é muito pior”, justificou Siqueira.

A discussão interna teve início nesta semana e deve durar mais alguns dias até a reunião da direção da legenda.

“Nesta semana, fizemos um debate importante, analisamos o texto e, pelo que ouvi dos deputados, a reforma é pior do que a do ex-presidente Michel Temer. Na próxima semana, vamos debater com deputados, governadores e senadores do partido, mas a tendência é que fechemos posição contra o texto”, disse o dirigente do PSB.

Na mesma linha, a bancada do partido na Câmara deve se contrapor a todas as etapas da tramitação do texto. O PSB, com seus quatro assentos na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa, votará em peso contra a admissibilidade da proposta. São titulares do colegiado pela sigla os deputados Júlio Delgado (MG), Danilo Cabral (PE), João Henrique Campos (PE) e Luiz Flávio Gomes (SP).

“Seremos quatro votos contra. E vejo muita gente que não é da oposição que também votará contra”, destacou Júlio Delgado. “É posição majoritária no partido a rejeição total ao texto”, observou.

“Divergência”
A postura explicitada pelos deputados e pelo presidente do partido é divergente da apresentada pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, na reunião com governadores das regiões Sul e Sudeste. Casagrande disse ser favorável à proposta com a criação de um novo regime previdenciário baseado na capitalização e o aumento da idade mínima para a aposentadoria.

A única ressalva salientada pelo governador se refere à transição entre o regime de capitalização, proposto por Bolsonaro, e o de repartição, atualmente adotado, no qual quem contribui paga o benefício dos aposentados e o dinheiro é administrado pelo governo.

Bancada
De acordo com o deputado Bida do Pindaré (MA), todos, inclusive o governador, serão ouvidos antes da definição do posicionamento da sigla.

“A gente respeita a opinião de cada um dentro de suas circunstâncias, mas o debate está sendo feito aqui no Congresso Nacional, ouvindo a sociedade obviamente e a bancada está construindo essa posição”, destacou o maranhense. “A tendência é fechar questão contra o texto. É uma voz muito forte no conjunto da bancada os malefícios que este projeto traz para a sociedade brasileira”, acrescentou Pindaré.

Segundo o congressista, a maioria dos parlamentares socialistas deve se posicionar contra a totalidade do projeto. “Isso até por entender que nós poderíamos enfrentar os problemas das contas públicas atacando a dívida pública, a inadimplência no INSS, que é muito grande e não se faz nada, a taxação de grandes fortunas, a taxação de grandes heranças”, listou o deputado. “Há outras formas de equilibrar as contas no Brasil que não seja tirando direitos do trabalhador”, concluiu.

O PDT e o PT também fecharam posição contrária ao texto da reforma apresentado pelo governo Bolsonaro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?