metropoles.com

Temer viaja aos EUA para Assembleia da ONU. Toffoli assume Presidência

Será a última reunião de Temer nas Nações Unidas como presidente do Brasil

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Sessão Solene de Posse dos Excelentíssimos Senhores – Brasília(DF), 17/09/2018Ministros Dias Toffoli e Luiz Fux nos cargos de Presidentee Vice-Presidente do Supremo Tribunal Federal
1 de 1 Sessão Solene de Posse dos Excelentíssimos Senhores – Brasília(DF), 17/09/2018Ministros Dias Toffoli e Luiz Fux nos cargos de Presidentee Vice-Presidente do Supremo Tribunal Federal - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O presidente Michel Temer viajará neste domingo (23/9) para Nova York (EUA), quando participará da cerimônia de abertura da 73ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). A viagem de Temer está prevista para o dia do seu aniversário de 78 anos. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, assumirá a Presidência da República.

A Assembleia está marcada para a terça-feira (25) e é previsto um discurso do presidente brasileiro. Esta será a última vez que Temer vai participar da reunião das Nações Unidas como presidente da República. O Brasil é sempre o primeiro país a discursar desde a 10ª sessão da cúpula em 1955. A Assembleia Geral ocorre sempre no mês de setembro.

Depois da reunião, está marcado encontro bilateral com chefes de Estado ainda a serem confirmados. Em seguida, Michel Temer regressa ao Brasil.

Com a viagem de Temer, Dias Toffoli, que tomou posse como presidente do STF na semana passada, o que o coloca na linha de sucessão presidencial, assumirá pela primeira vez a Presidência da República interinamente.

Toffoli ficará no cargo em função da legislação eleitoral. Como o cargo de vice-presidente está vago, a primeira pessoa da linha sucessória no país é o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o segundo, o do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE).

No entanto, a legislação eleitoral impede a candidatura de ocupantes de cargos no Executivo nos seis meses antecedentes às eleições. Dessa forma, se Maia ou Eunício assumissem a Presidência, ficariam inelegíveis e não poderiam disputar as eleições de outubro. Ambos tentam se reeleger.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?