metropoles.com

Temer recebe presidentes da Câmara e do Senado no Jaburu

Encontro ocorre um dia antes de o deputado Sérgio Zveiter apresentar relatório sobre denúncia contra Temer à CCJ

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
jaburu
1 de 1 jaburu - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), se reuniram neste domingo (9/7) com Michel Temer (PMDB) no Palácio do Jaburu. O encontro ocorreu na véspera da apresentação do relatório do deputado Sérgio Zveiter (PMDB-RJ), na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), sobre a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o chefe do Executivo nacional.

Maia ficou no palácio por pouco mais de uma hora. Próximo na linha sucessória da presidência da República, o democrata, nos últimos dias, declarou lealdade a Temer enquanto via crescer a defesa de seu nome por aliados do PSDB e do seu partido como alternativa viável para estancar a crise política. “Eu aprendi em casa a ser leal, a ser correto e serei com o presidente Michel Temer sempre”, disse na sexta (7).

De quinta-feira até sábado, Oliveira foi o presidente do Brasil em exercício porque tanto Temer quanto Maia estavam fora do país. Maia estava na Argentina, no Fórum de Relações Internacionais e Diplomacia Parlamentar; e Temer na Alemanha, onde participou de encontro do G20.

Zveiter já concluiu o relatório. O conteúdo, entretanto, está mantido em segredo a sete chaves. Embora seja do mesmo partido de Temer, o deputado se declara independente e disse que não sofreu pressões para elaborar o seu parecer. Temer foi denunciado pelo crime de corrupção passiva. O relator pode recomendar a admissibilidade ou a rejeição da denúncia.

Após decisão na CCJ, o parecer segue para apreciação no plenário da Casa, ainda sem data definida. No Senado, a votação do projeto de lei da reforma trabalhista está marcada para a próxima terça-feira (11).

A denúncia
Segundo o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, o ex-deputado Rodrigo Loures representou os interesses do presidente em todas as ocasiões em que esteve com representantes do Grupo J&F. Através dele, Temer teria operacionalizado o recebimento de vantagens indevidas em troca de favores com a coisa pública. “Note-se que, em vários momentos dos diálogos travados com Rodrigo Loures, este deixa claro sua relação com Michel Temer, a quem submete as demandas que lhe são feitas por Joesley Batista e Ricardo Saud, não havendo ressaibo de dúvida da autoria de Temer no crime de corrupção”, afirmou Janot.

Outra conclusão de Janot é que “revela-se hialina cristalina a atuação conjunta dos investigados Rodrigo Rocha Loures e Michel Temer”. “Conforme se depreende do contexto fático-probatório, os diversos episódios narrados alhures apontam para o desdobramento criminoso que se iniciou no encontro entre Michel Temer e Joesley Batista no Palácio do Jaburu no dia 7 de março de 2017 e culminou na entrega de R$ 500 mil efetuada por Ricardo Saud a Rodrigo Loures em 28 de abril de 2017”, destacou na denúncia.

O procurador ressaltou que o encontro no Jaburu foi agendado por Loures e que o fato de ser no fim da noite era para “não deixar vestígios dos atos criminosos lá praticados”. “As circunstâncias deste encontro, em horário noturno e sem qualquer registro na agenda oficial do presidente da República, revelam o propósito de não deixar vestígios dos atos criminosos lá praticados.”

Janot destrinchou vários pontos de ligação entre Temer e Loures de acordo com documentos e com conversas obtidas nas investigações. Lembra que Loures foi chefe de gabinete de Temer na vice-presidência da República em 2011; que Temer gravou em 2014 um vídeo para campanha de Loures à Câmara dos Deputados; que em janeiro de 2015 Loures tornou-se chefe da assessoria parlamentar de Temer na vice-presidência, e em abril do mesmo ano foi nomeado como chefe de gabinete da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. “Todos esses fatos ilustram proximidade e relação de confiança entre os dois denunciados”, disse. (Com informações das agências Brasil e Estado)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?