metropoles.com

Temer pedirá ao BC extratos do período solicitado por Barroso

Informação é da Secretaria de Comunicação da Presidência, que confirmou pedido de quebra de sigilo do presidente feito pelo ministro do STF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Michel Temer
1 de 1 Michel Temer - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República divulgou na noite desta segunda-feira (5/3) confirmou, em nota, o pedido de quebra do sigilo bancário do presidente Michel Temer (MDB). No curto comunicado, o Planalto informa que Temer irá solicitar ao Banco Central os extratos de suas contas referentes ao período mencionado no despacho do “eminente ministro Luís Roberto Barroso”.

A nota frisa que Temer “dará à imprensa total acesso a esses documentos”. O período a que se refere o pedido de envio de dados vai de 1º de janeiro de 2013 a 30 de junho de 2017. O Banco Central informou, também por meio de nota, que não comenta “ordens judiciais envolvendo terceiros”.

É a primeira vez que um presidente no exercício do mandato tem o sigilo quebrado por ordem judicial. O ministro Barroso autorizou a quebra do sigilo no âmbito da investigação de supostas irregularidades na Medida Provisória nº 595, conhecida como MP dos Portos.

A medida inclui, além do presidente da República, mais cinco pessoas: coronel João Baptista Lima Filho, amigo do presidente; José Yunes, ex-assessor de Temer; Rodrigo da Rocha Loures, ex-deputado e ex-assessor especial da Presidência; Antonio Celso Grecco e Ricardo Mesquita, respectivamente dono e executivo da Rodrimar, empresa que teria sido beneficiada pela MP.

O Banco Central explicou que em “situações de quebra de sigilo ou de bloqueio/desbloqueio/transferência de valores, o BC atua, por meio da ferramenta BacenJud, como mero auxiliar do Poder Judiciário no encaminhamento das ordens às instituições do Sistema Financeiro”. A instituição pontua ainda que não faz “qualquer juízo de valor sobre a decisão judicial, até por não ser o BC parte no processo judicial”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?