metropoles.com

Temer lamenta mortes em protestos na Venezuela

O presidente afirmou que está acompanhando com preocupação os acontecimentos no país

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Presidente Michel Temer
1 de 1 Presidente Michel Temer - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O presidente Michel Temer lamentou as mortes ocorridas na Venezuela durante as manifestações contra e a favor o governo de Nicolás Maduro, ocorridas nesta quarta-feira (19/4). Em sua conta oficial no Twitter, Temer afirmou que está acompanhando com preocupação os acontecimentos no país vizinho.

“Acompanhamos com preocupação a situação na Venezuela. Lamentamos, em particular, as mortes nas manifestações de ontem. Nossas condolências aos familiares das vítimas. O Brasil está, sempre, ao lado do povo venezuelano. Esperamos que encontrem o caminho da paz”, disse o presidente na rede social. Durante os protestos de ontem na área metropolitana de Caracas e em 14 estados do país, três pessoas morreram, 62 ficaram feridas e 312 foram detidas.

 

A relação entre os dois países mudou após o impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Ela apoiava o governo de Maduro que, por sua vez, criticou o processo que resultou no afastamento da petista. Assim que assumiu a presidência, Temer estreitou relações do Brasil com a Argentina, de Mauricio Macri, e se distanciou da Venezuela.

Crise
Nesta quarta-feira, a Venezuela foi palco manifestações a favor e contra o governo de Nicolás Maduro. Milhares de venezuelanos – convocados pelo governo – saíram as ruas da capital Caracas para comemorar os 207 anos do primeiro grito de independência contra o império espanhol. Ao mesmo tempo, outras multidões – convocadas pela oposição – marcharam para denunciar o “golpe” do presidente Maduro.

Na véspera dos protestos, Maduro convocou os militares, as forças de segurança e também as milícias civis armadas para protegê-lo contra um suposto golpe de Estado que, segundo ele, estaria sendo tramado pelos Estados Unidos com o apoio de seus adversários. O país enfrenta atualmente uma séria crise econômica, marcada por uma inflação anual de 700% e escassez de medicamentos e alimentos. O país também está cada vez mais isolado internacionalmente e o governo é acusado de violar a ordem democrática.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?