metropoles.com

Temer insistirá no nome de Cristiane Brasil para ministério, diz Marun

Segundo o ministro da Secretaria de Governo, o presidente recebeu com “serenidade” a decisão do STF que suspendeu a posse

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Agência Brasil
marun1
1 de 1 marun1 - Foto: Agência Brasil

Após nova suspensão da posse de Cristiane Brasil no Ministério do Trabalho, o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun (MDB), afirmou nesta segunda-feira (22/1) que o governo insistirá na “luta judicial” para garantir a deputada federal (PTB-RJ) no cargo. “Temos confiança no bom senso das decisões judiciais que vão garantir a posse da ministra escolhida pelo presidente para exercer a função na pasta do Trabalho”, disse o articulador político do Planalto em coletiva.

A decisão da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, que resultou no cancelamento da cerimônia, foi divulgada na madrugada desta segunda-feira (22/1). A posse estava marcada para as 9h de hoje.

Marun informou que o presidente Michel Temer (MDB) recebeu com “serenidade” a decisão do STF. Segundo o político, a área jurídica do governo avalia as estratégias para a posse de Cristiane. Disse ainda que a escolha de um novo nome do PTB para o cargo “até seria mais fácil”, mas ainda não é contemplada pelo chefe do Executivo. “O presidente entende que a indicação é positiva e nós vamos manter esse rumo”, comunicou.

O ministro acrescentou que, caso a decisão provisória do STF seja revista durante a viagem de Temer à Suíça, Cristiane poderá ser empossada pelo presidente em exercício, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Temer viaja na noite desta segunda (22) à Zurique para participar, na quarta (24), do Fórum Econômico Mundial, em Davos. “Se essa decisão sair nesse tempo, cabe a ele decidir. Nós teremos presidente da República no pleno exercício dos seus poderes”, pontuou o ministro.

Marun evitou criticar a presidente do STF, Cármen Lúcia. O político ressaltou que a ministra ainda não analisou o mérito do caso e conferiu a suspensão apenas em caráter temporário até o ajuntamento do inteiro teor da determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Embaraço
A manutenção do nome de Cristiane Brasil para o Ministério do Trabalho foi defendida por outros ministros de Temer ao longo desta segunda (22). “O governo tem absoluta convicção de que o direito está a seu favor”, disse o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha. “A decisão política, de nomear e dar posse a Ministros de Estado, é privativa do Presidente da República”, completou.

Na manhã desta segunda (22), após participar de uma cerimônia com Temer e o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB), o ministro das Cidades, Alexandre Baldy (sem partido), comentou que a decisão “deve ser questionada dentro do âmbito legal”. Quando questionado se as sucessivas suspensões da posse da deputada eram um embaraço para o governo, Baldy afirmou que as decisões eram um “embaraço para o país”.

Decisão do STF
A suspensão é uma resposta ao pedido do Movimento dos Advogados Trabalhistas Independentes (Mati) e será mantida “até que venha ao processo o inteiro teor da decisão do STJ [proferida no sábado (20) e ainda não publicada]”. “Se for o caso, e com todas as informações, a liminar poderá ser reexaminada”, informou a assessoria do STF. (Com informações da Agência Estado)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?