Temer indica seu porta-voz para comandar a EBC
O nome de Alexandre Parola ainda será submetido ao conselho de administração da empresa de comunicação do governo
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente da República, Michel Temer (MDB), decidiu mudar o comando da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e indicou nesta sexta-feira (13/4) o seu porta-voz, Alexandre Parola, para presidir o veículo de comunicação do governo federal. A informação é do jornal Folha de São Paulo.
Ainda segundo o jornal, Parola foi escolhido após uma queda de braço entre setores do governo. O ministro de Minas e Energia, Moreira Franco, queria a nomeação do ex-superintendente da TV Record Carlos Clemente, que também tinha o apoio da bancada evangélica. Porém, o nome dele enfrentava resistência tanto no conselho de administração da empresa quanto na Casa Civil.O nome do embaixador, que não tem experiência com meios de comunicação ou na administração de canais de televisão, ainda será submetido ao conselho de administração da empresa. Segundo a reportagem apurou, contudo, ele não deve enfrentar dificuldades para ser aprovado. A informação da escolha foi antecipada pelo “Radar”, da revista Veja, e confirmada pela Folha.
Com o impasse, Temer decidiu adotar uma solução caseira e indicar o porta-voz, que vinha sofrendo críticas dentro do Palácio do Planalto. Nos últimos meses, Parola raramente fazia pronunciamentos à imprensa. Além de porta-voz, ele intermediava a relação com a imprensa estrangeira.
Troca
Segundo a reportagem da Folha, o Planalto argumenta que Alexandre Parola foi escalado para a função porque tem experiência em comunicação governamental, uma boa relação com o presidente, qualificação e capacidade intelectual. O motivo da troca foi o pedido de demissão do atual presidente da EBC, Laerte Rímoli. Ele pediu para deixar o cargo no mês passado. Como a família do jornalista se mudou para Los Angeles, Rímoli decidiu se desligar da companhia estatal.