metropoles.com

Temer discutiu com marqueteiro pronunciamento de 7 de setembro

O foco principal do presidente interino será economia e a defesa de reformas estruturais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
VANESSA CARVALHO/BRAZIL PHOTO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Abertura do Global Agribusiness Forum GAF16 em São Paulo
1 de 1 Abertura do Global Agribusiness Forum GAF16 em São Paulo - Foto: VANESSA CARVALHO/BRAZIL PHOTO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Os temas e o formato do primeiro pronunciamento que o presidente em exercício, Michel Temer, estuda fazer, caso seja efetivado após a conclusão do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff, foram conversados na reunião que Temer teve nesta sexta-feira, 19, na capital paulista com o marqueteiro do PMDB, Elsinho Mouco, e o cientista político e amigo de Temer Gaudêncio Torquato.

Em cadeia nacional de Rádio e TV, Temer usará o pronunciamento do Dia Sete de Setembro para projetar as ações do governo. Apesar de citar a “herança” com dificuldades econômicas que recebeu do governo da petista, a ideia é que a mensagem foque mais em futuro do que em passado. “Não será um balanço e sim uma mensagem de otimismo e esperança”, disse Torquato à reportagem.

Mouco afirmou que a mensagem vai conter também um pouco dos feitos do governo interino nos 100 dias “sem Dilma”. “É a primeira vez que ele vai falar com todos os brasileiros, ele vai destacar o aumento de 12,5% no Bolsa Família, mostrar que o governo continua entregando casas no Minha Casa Minha Vida”, disse.

O foco principal da fala de Temer será economia e a defesa de reformas estruturais. A ideia é tentar explicar para a população temas considerados fundamentais como a reforma da Previdência e a trabalhista. Já como presidente ele espera ainda reforçar que trabalha para a retomada da criação de empregos.

Temer vai também lembrar dos Jogos Olímpicos no Brasil para tentar mostrar que o Brasil “pode dar certo”. “Ele vai mostrar que temos a capacidade de fazer bem feito, a Olimpíada resgatou a autoestima dos brasileiros”, afirmou Mouco.

Estilo
Segundo Torquato, que é amigo há mais de 30 anos de Temer e é uma espécie de consultor do peemedebista, apesar de existir a intenção de “apresentar” o presidente à população, não haverá nenhuma guinada no “estilo” de sua retórica. “Claro que ele vai ter uma linguagem mais compreensível, mas ele vai manter o seu estilo, é um constitucionalista, advogado. Não vai fazer populismo”, afirmou.

O marqueteiro do PMDB diz que Temer “será exatamente como ele é” “Diferente do Lula que era um cara de camiseta e gibi na mão, ele vai se apresentar com terno e gravata e a Constituição na mão”, disse à reportagem.

A gravação da mensagem ainda será agendada e deve acontecer apenas após o encerramento do impeachment. O formato, entretanto, tem que ser finalizado antes disso, já que Temer terá pouco tempo para gravar o pronunciamento antes de ir para a China, onde participará da reunião do G-20. Existe ainda a possibilidade de que Temer faça alguma fala antes do pronunciamento em cadeia nacional de TV e rádio. Alguns interlocutores defendem que ele se manifeste de alguma forma logo após a decisão do impeachment por entenderem que é preciso falar com a população como presidente o quanto antes.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?