metropoles.com

Temer dará posse a nove ministros nesta terça-feira (10/4)

Ainda não estão definidos os novos nomes para os ministérios do Meio Ambiente, Trabalho e Defesa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Presidente Michel Temer durante pronunciamento a país – Brasília(DF), 18/05/2017
1 de 1 Presidente Michel Temer durante pronunciamento a país – Brasília(DF), 18/05/2017 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O presidente Michel Temer dará posse, nesta terça-feira (10/4), a pelo menos nove novos ministros, em cerimônia realizada no Palácio do Planalto. A solenidade está marcada para as 15h. O atual interino da Fazenda, Eduardo Guardia, será oficializado no lugar de Henrique Meirelles, que deixou o cargo na última sexta-feira (6) para tentar concorrer às eleições de outubro.

Marcos Jorge, que está interinamente no Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), também será efetivado na cerimônia. Um dos conselheiros de Temer, Moreira Franco assumirá o Ministério de Minas e Energia (MME) e deixará a Secretaria-Geral, pelo menos por enquanto, a comando do secretário-executivo da pasta, Joaquim de Lima Oliveira. Segundo fontes do Planalto, apesar de Moreira levar para o MME as discussões em torno da Eletrobras, o Programa de Parcerias e Investimentos (PPI) deve continuar a cargo da Secretaria-Geral da Presidência.

Auxiliares do presidente Temer confirmaram ainda o novo ministro da Integração Nacional como Antonio de Padua de Deus, ex-secretário de Infraestrutura de Recursos Hídricos da pasta. Sua indicação teria sido feita por Helder Barbalho, que respondia pela Integração, e seu pai, o senador Jader Barbalho (MDB-PA).

Há pouco, o governo também definiu a composição do Ministério do Esporte: para o lugar de Eduardo Picciani, o escolhido foi Leandro Cruz Fróes da Silva, que já era secretário Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social do orgão.

Também tomará posse, nesta terça-feira (10), os novos ministros do Planejamento, Esteves Colnago, e do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, cuja cerimônia acabou cancelada na semana passada. Colnago assume no lugar de Dyogo Oliveira, novo titular do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e Beltrame substitui Osmar Terra (MDB), que voltará à Câmara para tentar novo mandato pelo Rio Grande do Sul.

Haverá ainda a posse do novo ministro da Educação. O deputado federal Mendonça Filho (DEM) acertou com Temer a indicação do secretário de Educação Básica, Rossieli Soares da Silva. E o presidente da Embratur, Vinícius Lummertz, assumirá o Ministério do Turismo, no lugar de Marx Beltrão.

Indefinições
O ministério do Meio Ambiente, antes comandando por Sarney Filho, ainda não tem sucessão fechada e, por enquanto, ficará no comando interino do secretário-executivo, Edson Duarte.

No caso do Ministério do Trabalho, Helton Yomura, novo nome indicado pelo PTB para assumir de vez a pasta, ainda não será confirmado. Segundo auxiliares de Michel Temer, pode ser que Yomura fique no cargo, mas a tendência é de nova rodada de negociações antes da confirmação.

Auxiliares dizem ainda que os Ministérios da Defesa, hoje interinamente com o general Joaquim Silva e Luna; da Transparência, sob o comando de Wagner de Campos Rosário; e dos Direitos Humanos, com Gustavo do Vale Rocha à frente, ainda não devem ter mudanças.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?