metropoles.com

Temer chega a Tóquio com otimismo renovado sobre o Brasil

A visita tem objetivo de mudar a percepção de investidores de países desenvolvidos da Ásia e da Europa sobre os países emergentes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Beto Barata/Agência Estado
temer_marcela_beto_barata
1 de 1 temer_marcela_beto_barata - Foto: Beto Barata/Agência Estado

O presidente Michel Temer chegou por volta das 4h30 desta terça-feira (17/10), horário local (17h30 de segunda-feira em Brasília), ao hotel Imperial, no centro de Tóquio, onde ficará hospedado. Esta é a primeira visita oficial de um chefe de Estado brasileiro ao Japão desde 2006. A visita vem acompanhada da virada da percepção de investidores de países desenvolvidos da Ásia e da Europa sobre os mercados emergentes, que voltaram a florir em todo o mundo.

Depois de cinco anos de baixas, o índice financeiro MSCI Mercados Emergentes, que representa 23 países, subiu 15% em 2016, enquanto o MSCI World, de países desenvolvidos, não passou de 3,43%. E uma das performances que mais impressionam é a da Bovespa.

Para investidores e analistas, pouco importa que a reunião dos BRICS recém realizada em Goa, na Índia, de onde Temer partiu na segunda-feira, não tenha resultado em grandes avanços. Em contraste com a União Europeia e com o Japão, por exemplo, o desempenho dos emergentes é marcante.

Desde o início do ano, as empresas europeias cotadas pelo índice Stoxx 600 perderam em média 7% do valor, em grande parte em razão dos temores criados pelo Brexit – a perspectiva de desligamento do Reino Unido do bloco. Pesa também a instabilidade no sistema financeiro do continente, em especial sobre o Deutsche Bank, da Alemanha, e o sistema financeiro da Itália.

O Japão vive situação similar. Depois de quatro anos de avanço impulsionado pela ‘Abenomics’, a política econômica do primeiro-ministro, Shinzo Abe, o índice Nikkei, o maior da bolsa de valores de Tóquio, enfrenta em 2016 um desempenho medíocre, com queda de 13%. “A maior parte das companhias devem enfrentar quedas acentuadas entre julho e setembro”, afirmou à agência Reuters Fumio Matsumoto, analista do mundo Dalton Capital Japan.

Já os países emergentes vivem situação inversa: em baixa desde que a trajetória de queda do preço das matérias-primas teve início, eles agora têm performance melhor. É o caso do Brasil, além de Rússia, África do Sul, Indonésia, entre outros. O índice da bolsa brasileira, o Ibovespa, que derretia ao ritmo de 41,97% em 2015, voltou a crescer e tem 44% de ganhos. A tendência é percebida por europeus e asiáticos como mais forte na América Latina.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?