metropoles.com

Temer avalia criar Ministério Extraordinário da Segurança por decreto

Na avaliação do Planalto, medida evitaria a necessidade de apoio do Congresso e não geraria mais custos para o governo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
MICHEL TEMER
1 de 1 MICHEL TEMER - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Enquanto tenta fechar o nome para ser o titular do Ministério Extraordinário da Segurança, que já anunciou que vai criar, o presidente Michel Temer(MDB) e sua equipe ainda avaliam o melhor formato para que a pasta seja criada. Agora está em estudo que a pasta seja criada por meio de um decreto, o que, segundo fontes do Planalto, evitaria a necessidade de apoio do Congresso.

Além disso, Temer ganharia o discurso de que com a pasta criada via decreto não seria criada uma nova estrutura de cargos, sem gerar mais custos para o governo.

Desde que a ideia da criação da pasta surgiu, a Casa Civil elaborou uma medida provisória para garantir a separação da Segurança do Ministério da Justiça. No início da semana, o presidente do Senado, Eunicio Oliveira (MDB-CE), criticou a criação via MP e pediu que ela fosse feita via projeto de lei. Apesar disso, o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, rebateu Eunício e falou que por PL não faria sentido criar um ministério.

Além do discurso de economia, caso o ministério fosse criado via decreto, não haveria necessidade de aval do Congresso, o que evitaria novos desgastes com Eunício e com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que também não tem poupado críticas ao Planalto.

Segundo apurou o Broadcast, serviço de informação em tempo real da Agência Estado, a criação da pasta via decreto não é unanimidade entre os auxiliares do presidente e há quem ressalte que a medida “não é prudente”. Há também quem argumente que a criação via decreto pode ser alvo de contestações da oposição e até mesmo ser alvo de ação popular.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?