metropoles.com

Temer afirma que é favorável à implantação do semipresidencialismo

O presidente ressaltou que a ideia precisa ser estudada em profundidade para decidir o melhor momento para implementação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Michel Temer
1 de 1 Michel Temer - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente Michel Temer (PMDB-SP) disse nesta segunda-feira (21/8) que é favorável à proposta de implantação do semipresidencialismo no Brasil. Ele afirmou, porém, que essa ideia ainda precisa ser estudada em profundidade para decidir o melhor momento da implementação. O peemedebista comentou que tem discutido esse assunto com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes.

As afirmações foram feitas à imprensa ao fim de um almoço oferecido ao presidente do Paraguai, Horacio Cartes.

Temer demonstrou otimismo sobre o futuro das relações comerciais dos dois países e que há convergência de prioridades entre as nações. “Presidente Cartes e eu temos adotado medidas para modernizar a nossa economia”, afirmou o peemedebista.

Diferente do presidente do Paraguai, Temer não citou a situação da Venezuela em seu discurso. O presidente brasileiro disse ainda que em um “mundo marcado por tendências isolacionistas a nossa resposta é cada vez mais integração”.

“Somos povos que escolhemos o caminho da integração e neste tópico Brasil e Paraguai já fizeram muita coisa. A Hidrelétrica de Itaipu é um modelo mundial de eficiência e responsabilidade social”, afirmou. Temer destacou que, em 2016, a hidrelétrica registrou recorde de produção de energia.

Temer, que atualmente é o presidente também do Mercosul, acrescentou que o Brasil contribui “há muitas décadas” para o desenvolvimento do Paraguai. “Hoje, dezenas de empresas brasileiras encontram no país vizinho um ambiente de negócios extremamente favorável para seus investimentos”, ressaltou.

O presidente disse ainda que o aumento do comércio bilateral em 2017 não foi por acaso. “Estamos recuperando, aliás, o espírito original do Mercosul e estamos nos abrindo mais para o mundo”, afirmou, ressaltando que a negociação do bloco com a União Europeia entrou agora em etapa decisiva.

Temer citou também a preocupação dos países com a segurança pública e disse que é cada vez “mais densa e bem sucedida” a cooperação no combate ao crime organizado.

Apesar de o presidente Temer não ter citado, em sua fala, a crise enfrentada pela Venezuela, o presidente do Paraguai aproveitou seu discurso para elogiar a atuação das chancelarias dos dois países, que têm trabalhado por uma solução pacífica para restaurar a democracia naquele país.

“Me congratulo com a estreita coordenação que as respectivas chancelarias têm realizado, refletindo posturas firmes, que têm motivado vários países da região a propor medidas e soluções por meios pacíficos e políticos, que contribuam à desejada restauração da institucionalidade democrática de nossa República irmã”.

Almoço
Os presidentes trocaram honrarias de Estado. Temer entregou a Cartes o colar da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul e recebeu do paraguaio a condecoração pela Ordem Nacional ao Mérito Marechal Francisco Solano Lopes.

No almoço oferecido a Cartes, além dos ministros Aloysio Nunes (Relações Exteriores) e Eliseu Padilha (Casa Civil), estavam alguns políticos, entres eles: o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), e o primeiro-vice presidente da Câmara, deputado Fábio Ramalho (PMDB-MG). Entre os convidados estava ainda o empresário e apresentador de TV Carlos Massa, o Ratinho.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?