Teixeira e Pimenta são os nomes de Ministério das Comunicações e Secom
Lula quer tirar Secom do Ministério das Comunicações e colocar pasta na Presidência da República para blindar contato com imprensa
atualizado
Compartilhar notícia
Os deputados federais Paulo Teixeira (PT-SP) (à direita na imagem) e Paulo Pimenta (PT-RS) são os nomes mais cotados para ocupar cargos importantes na comunicação do futuro presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os nomes de ambos na Esplanada são dados praticamente como certos. O anúncio oficializando ambos os nomes ocorrerá na terça-feira (27/12).
Teixeira deve ir para o Ministério das Comunicações, enquanto Pimenta ocupará a Secretaria de Comunicação (Secom). Lula decidiu blindar o contato do novo governo com a imprensa e a Secom ficará vinculada diretamente à Presidência da República.
Como noticiou a coluna de Guilherme Amado, o petista quer a Secom dirigindo-se a ele e não ao ministro das Comunicações. A Secom também é responsável pela verba de publicidade.
Pimenta é jornalista de formação e deverá lidar diretamente coma imprensa enquanto Teixeira é advogado e professor.
Já confirmados
Mais cedo, a Transição confirmou ao Metrópoles que o senador Carlos Fávaro (PSD-MT) será ministro da Agricultura. Ele disputava internamente contra Neri Geller, mas foi a chancela de Blairo Maggi que fez Lula optar pelo senador.
Nesta semana, também houveram intensas negociações entre o presidente eleito, Simone Tebet e Marina Silva pelo Ministério do Meio Ambiente. No final, a convidada para a pasta foi Marina.
Lula deve oficializar 16 ministros na próxima semana antes da posse do dia 1º de janeiro.