Teich sobre missão dada por Bolsonaro: “Visão ampla da saúde”
Presidente fez sua tradicional transmissão semanal pelo Facebook após troca de comando no Ministério da Saúde e levou o novo titular
atualizado
Compartilhar notícia
Nomeado ministro da Saúde na tarde desta quinta-feira (16/04) e levado pelo presidente Jair Bolsonaro para participar de uma live no Facebook logo em seguida, o médico oncologista Nelson Teich disse entender que sua missão no cargo é “trazer uma visão mais ampla de saúde”.
Minutos antes, Bolsonaro elogiou o ministro demitido, Luiz Henrique Mandetta, mas criticou sua gestão da crise do coronavírus por ele ter “uma linha voltada quase que exclusivamente para a vida”. O que o presidente cobra de seu novo funcionário é que essa visão chegue à economia.
“Quando eu discuto emprego e economia, eu penso na pessoa”, disse Teich. “Se você pega a parte mais humilde da sociedade, a pessoa que perde emprego… é difícil não ter o mínimo para dar para uma família, então minha função é trazer essa visão ampla de saúde para a sociedade; avaliando o impacto de cada coisa [feita no combate ao coronavírus] no resultado final, que é ajudar as pessoas a ter saúde e bem estar”, discursou.
O presidente não esconde que seu objetivo é flexibilizar as medidas de isolamento social, e, apesar de ele ter lamentado que essa decisão terá de partir mais de governadores e prefeitos “por decisão se não me engano unânime do Supremo Tribunal Federal”, pediu ajuda ao novo ministro.
Mais cedo, em pronunciamento no Palácio do Planalto, Teich mostrou alinhamento com o presidente, mas disse que essa flexibilização não deverá vir de forma imediata e que seu objetivo é construir uma base de dados sobre o coronavírus para guiar as decisões nesse sentido.
Veja o vídeo completo: