metropoles.com

Técnicos da CPI dizem que Copa América é “mau exemplo” do Brasil

Documento foi enviado à Comissão Técnica da Seleção Brasileira e alerta para a realização do evento em meio à terceira onda de Covid-19

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Myke Sena/Especial para o Metropoles
Mané Garrincha
1 de 1 Mané Garrincha - Foto: Myke Sena/Especial para o Metropoles

A equipe técnica da CPI da Covid-19 no Senado federal encaminhou o que chamou de “reflexão” à Comissão Técnica da Seleção Brasileira. O documento diz que a realização da Copa América é um “mau exemplo” do Brasil e que é inadmissível a continuidade do evento em meio a uma possível terceira onda da pandemia de coronavírus.

“Nosso modesto propósito é informar, alicerçados em argumentos estritamente técnicos, sem qualquer viés político. As razões para a realização da Copa América na iminência de uma terceira onda da pandemia no Brasil não corresponde à opção sanitária mais segura para o povo brasileiro”, diz trecho do texto.

Os técnicos citam a baixa quantidade de vacinados no país, o que, segundo eles, gera riscos à população.

“O Brasil não oferece segurança sanitária de acordo com dados objetivos para a realização de um torneio internacional dessa magnitude no país. Além de transmitir a falsa sensação de segurança e normalidade, oposta à realidade que os brasileiros vivem, teria o efeito reprovável de estimular aglomerações e transmitir um péssimo exemplo. Pelo atraso da vacinação, estamos muito distantes da cobertura vacinal mínima para pensar em retomadas da vida normal”, afirmam.

O documento também traz o número de mortos pela doença, alegando que estamos vivendo um dos “momentos mais críticos”, sob o risco de “uma terceira onda”.

“Morrem em média perto 2 mil brasileiros todos os dias vitimados pela doença e o colapso do atendimento hospitalar se avizinha. Isso significa que, a cada partida de futebol da Copa América, de 90 minutos, mais de 120 brasileiros estariam morrendo ao mesmo tempo. Futebol é uma das maiores expressões da alegria. Há alegria em uma situação como essa?”, questionam.

Além da política, há ciência

A equipe enfatiza que o texto não é político e, sim, técnico. “Alguns setores tentam forçar a realização da Copa América, ou não, como um ato político. Como se a única neutralidade fosse obedecer sem questionar. Por isso, trazemos a lume esses argumentos nitidamente técnicos. Para muito além da política, há uma discussão entre ciência em oposição ao negacionismo”, diz.

“Não somos contra a Copa América no Brasil ou em qualquer outro lugar. Mas acreditamos que o torneio pode esperar até que o país esteja preparado para recebê-lo, assim como já aconteceu pela primeira vez na história com uma competição muito mais importante, as Olimpíadas do Japão. Não realizar e não participar da Copa América no Brasil não é um ato político, é um gesto de respeito à vida de milhões de famílias enlutadas pela morte e por cicatrizes incuráveis”, finaliza o texto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?