metropoles.com

TCU manda Guedes apresentar plano de contingência para o Orçamento de 2021

Segundo o ministro Bruno Dantas, relator das contas públicas, a medida é necessária diante da incerteza sobre a aprovação da LDO

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Ministro Guedes coletiva economia
1 de 1 Ministro Guedes coletiva economia - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou, nesta quarta-feira (28/10), que o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o Tesouro Nacional apresentem, em 10 dias, um plano de contingência para o Orçamento de 2021. A medida foi tomada diante de incerteza em relação à aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) pelo Congresso Nacional até 31 de dezembro.

Segundo o ministro relator das contas públicas, Bruno Dantas, se a LDO não for aprovada dentro do prazo poderá ocorrer o chamado shutdown (interrupção de funcionamento) da máquina pública por falta de autorização legal para a realização de despesas no início de 2021.

“O planejamento fiscal responsável exige que o Poder Executivo comece a adotar medidas para se precaver contra esse grande risco, que, embora indesejável, começa a se apresentar como uma possibilidade. Ao mesmo tempo, não poderá se dizer surpreendido por essa situação, caso ela se configure”, disse Dantas no voto.

O diretor de Operações do Centro de Liderança Pública (CLP), Tadeu Barros, disse que o governo e o Congresso precisam entender o alerta do TCU e aprovar as reformas, como a administrativa e a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) Emergencial que cria gatilhos para conter as despesas com pessoal.

“Ao cobrar medidas do governo e alertar sobre os riscos de shutdown, o TCU mostra que já estamos no sinal amarelo. O governo e o Congresso precisam unir forças neste momento para evitar uma situação insustentável. As alternativas para sanar o orçamento estão ao alcance dos políticos”, alerta Barros, que é também  coordenador do movimento Unidos Pelo Brasil.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?