metropoles.com

Tábata Amaral cobra visão de educação e não de economia no MEC

A deputada se disse preocupada com a divulgação da nova equipe do Ministério e com as declarações no novo ministro Abraham Weintraub

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Facebook/Reprodução
1 de 1 - Foto: Facebook/Reprodução

A deputada federal Tábata Amaral (PDT-SP) se disse preocupada com a divulgação da nova equipe do Ministério da Educação (MEC) e com as declarações no novo ministro Abraham Weintraub. “Quero ver se vai prevalecer a visão do Ministério da Economia, com desvinculação de recursos, ou a visão de dar educação de qualidade para todos”, afirmou.

Os principais cargos do MEC passarão a ser ocupados por profissionais com experiência em administração, mas sem qualquer relação com a área de educação. Em entrevista, Weintraub disse ainda que o Brasil já gasta bastante com educação em relação ao PIB.

A deputada lembrou que apesar de 6% do PIB aplicados na área no país, há cidades que trabalham com cerca de R$ 400 por aluno, por ano. Isso porque o valor é dividido por estudante de cada estado e o Brasil tem uma quantidade muito maior de alunos do que outras nações que investem a mesma porcentagem do PIB.

A Secretaria de Educação Básica (SEB), considerada uma das mais importantes, ficará com Janio Carlos Endo Macedo. Ele é formado em Direito, com especializações em Administração e atuou por mais de dez anos em banco, sem experiência na área de políticas educacionais. Também foi secretário executivo do, então Ministério do Trabalho.

Macedo reuniu rapidamente a equipe técnica nesta quarta-feira (10/4) e pediu que indicassem a ele 10 prioridades para a educação básica.

As declarações da deputada foram dadas no lançamento hoje da Frente Parlamentar Mista da Educação, na Câmara dos Deputados.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?