metropoles.com

Suplente de Renan Calheiros é ex-presidente de time e bolsonarista

Ex-diretor de clube de futebol é o primeiro suplente na chapa do emedebista, que irá se licenciar do exercício do cargo no início de junho

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Renan Calheiros, Rafael Tenório, Renan Filho
1 de 1 Renan Calheiros, Rafael Tenório, Renan Filho - Foto: Reprodução

Com a saída de Renan Calheiros (MDB-AL) do mandato, assumirá a cadeira de senador em seu lugar o ex-presidente do Centro Sportivo Alagoano (CSA) Rafael Tenório. Também filiado ao MDB, o ex-diretor de clube de futebol é o primeiro suplente na chapa de Calheiros, que se irá se licenciar do cargo eletivo no início de junho, conforme noticiado pela coluna Guilherme Amado.

Atualmente, Tenório ocupa cadeira de presidente do Conselho Deliberativo da equipe de futebol. Ele deixou o comando do time ao final do ano passado, tendo assumido o posto em 2015. Como dirigente, chegou à Série A – a elite do Campeonato Brasileiro – em 2019.

Ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o empresário declarou R$ 71,2 milhões em bens.

A expectativa é de que Tenório tenha, durante seus 120 dias como senador, uma postura completamente oposta à de Calheiros. O ex-cartola é descrito por aliados como um “bolsonarista raiz”, enquanto o ex-presidente do Senado é notório pela oposição ferrenha que faz ao governo do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Em 2020, durante viagem a Brasília, o empresário chegou, inclusive, a presentar Bolsonaro com uma camisa do time que à época era dirigente. No encontro, o diretor discutiu a Medida Provisória que buscava ampliar os direitos de transmissão do futebol nacional.

Entenda

A saída temporária de Renan Calheiros é motivada por disputas políticas em Alagoas entre o emedebista e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), com quem tem rivalizado de maneira mais incisiva recentemente.

Lira e Calheiros são financiadores de nomes diferentes nestas eleições para o governo estadual e para o Senado. Enquanto o emedebista apoia Paulo Dantas ao governo estadual e Renan Filho ao Senado, Lira, por sua vez, defende a eleição do senador Rodrigo Cunha ao governo e do vereador Davi Davino ao Senado.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?