metropoles.com

STF retira “quadrilhão do PMDB” de Moro e manda para Vallisney

A decisão afeta o ex-deputado Eduardo Cunha, o ex-ministro Geddel Vieira Lima e o ex-assessor da Presidência da República Rocha Loures

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Ministro STF Teori Zavascki – Brasília, DF – 16/03/2016
1 de 1 Ministro STF Teori Zavascki – Brasília, DF – 16/03/2016 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta terça-feira (19/12) retirar do juiz federal Sérgio Moro a ação do “quadrilhão do PMDB”, que trata do processo contra os parlamentares da sigla sem foro privilegiado. Entre os investigados estão o ex-assessor especial da Presidência da República Rodrigo Rocha Loures, o ex-ministro Geddel Vieira Lima, o ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha, além dos empresários do grupo J&F Joesley Batista e Ricardo Saud.

De acordo com a decisão da Corte, o processo, que até agora tramitou na Justiça Federal em Curitiba, será remetido à 10ª Vara Federal de Brasília, onde ficará aos cuidados do juiz Vallisney de Souza Oliveira. Por unanimidade, com 10 votos, o entendimento é de que as acusações não têm ligação com a Operação Lava Jato, foco do juiz Sergio Moro.

De acordo com a denúncia, o “quadrilhão do PMDB” é uma organização criminosa, cujos integrantes usavam seus cargos para pedir propinas de órgãos como a Caixa Econômica Federal. Os recursos seriam divididos entre o grupo e usados, entre outros fins, no financiamento de campanhas eleitorais da legenda em questão.

O inquérito é o mesmo formulado pela Procuradoria-Geral da República, que denunciou o presidente Michel Temer e os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria-Geral da Presidência), mas como eles possuem foro privilegiado, a denúncia foi fatiada e tramita separadamente do processo contra os demais peemedebistas da suposta organização.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?