STF pede informações a Alcolumbre sobre sabatina de André Mendonça
Presidente da CCJ do Senado está segurando a sabatina do ex-advogado-geral da União desde meados de julho
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou, nesta terça-feira (21/9), informações ao presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), sobre a sabatina do ex-advogado-geral da União André Mendonça, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro ao STF.
O pedido preliminar de informações atende ao mandado de segurança impetrado pelos senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Jorge Kajuru (Podemos-GO) na última quinta-feira (16/9).
Segundo os parlamentares, “não há motivo republicano para o atraso, e a inércia de Davi [Alcolumbre] caracteriza-se como flagrante e indevida interferência do sadio equilíbrio entre os Poderes, na medida em que inviabiliza a concreta produção de efeitos que devem emanar do livre exercício de atribuição típica do presidente da República”.
Alcolumbre vem sendo cobrado por parlamentares governistas, ministros do Supremo e até lideranças evangélicas para pautar a sabatina de Mendonça, que está na Casa desde meados de julho.