STF manda manter delegados que apuram fake news e atos pró-golpe
Ministro Alexandre de Moraes ordena à PF que não troque chefes de inquéritos que investigam ataques a ministros e atos antidemocráticos
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou, nesta sexta-feira (24/04), que os delegados que comandam investigações internas da Corte sejam mantidos nos postos pela Polícia Federal (PF). Segundo o G1, a decisão envolve o inquérito que apura fake news contra ministros do STF e a apuração de “fatos em tese delituosos” em atos antidemocráticos.
Ambos os casos são relatados por Moraes. A PF está sem comando desde a manhã desta sexta-feira, quando o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) oficializou, no Diário Oficial da União (DOU), a exoneração do então diretor-geral da corporação, Maurício Valeixo.
A queda de Valeixo foi o estopim para que o ex-juiz Sergio Moro pedisse demissão do Ministério da Justiça. Segundo ele, Bolsonaro tomou a decisão à sua revelia e afirmou que o presidente tem a intenção de colocar no cargo alguém que o permita ter acesso a relatórios de inteligência.