metropoles.com

STF inicia julgamento de denúncia contra Gleisi e Paulo Bernardo

Os ministros vão decidir se recebem a acusação feita pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e tornam os dois réus na Lava Jato

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Lucio Bernardo Jr./ Câmara dos Deputados
Lucio Bernardo Jr./ Câmara dos Deputados
1 de 1 Lucio Bernardo Jr./ Câmara dos Deputados - Foto: Lucio Bernardo Jr./ Câmara dos Deputados

A 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou na tarde desta terça-feira (27/9), o julgamento sobre o recebimento da denúncia contra a senadora Gleisi Hoffman (PT-PR) e o marido da congressista, o ex-ministro Paulo Bernardo. Os ministros vão decidir se recebem a acusação feita pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e tornam os dois réus na Lava Jato.

Se aceitarem a acusação, Gleisi será a primeira senadora com mandato atualmente alvo de uma ação penal por suposto esquema de corrupção na Petrobras. Desde março de 2015, Gleisi e Bernardo são investigados por suposto recebimento de R$ 1 milhão de propina de contratos firmados entre empreiteiras e a Petrobras.

As investigações apontam que o dinheiro foi usado para custear parte da campanha eleitoral da petista em 2010. Eles negam a acusação. Em abril, a PF encaminhou indiciamento de Gleisi ao Supremo. Em maio, a PGR ofereceu a denúncia contra o casal. O caso havia sido pautado para o final de agosto, mas retirado de pauta pelo próprio relator, ministro Teori Zavascki.

Na ocasião, o ministro levou em conta o calendário do julgamento do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, do qual Gleisi participava como senadora. Participam do julgamento na 2ª Turma os ministros Teori Zavascki, Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e Celso de Mello.

Em defesa preliminar encaminhada ao STF, os advogados da petista e de Paulo Bernardo argumentaram que não há conjunto mínimo de provas para sustentar a denúncia feita pela PGR e pedem a declaração de nulidade da acusação.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?