Aécio na guilhotina. STF decide se ele volta ao Senado ou vai à prisão
Em sessão na tarde desta terça-feira (20/6), os ministros da Primeira Turma analisam ainda pedido da defesa para que tucano volte ao Senado
atualizado
Compartilhar notícia
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) julga, nesta terça-feira (20/6), os recursos contra a decisão do ministro Edson Fachin de afastar o senador Aécio Neves (PSDB-MG) do cargo e o pedido de prisão do tucano feito pela Procuradoria-Geral da República (PGR). A defesa de Aécio pediu que o Supremo devolva a ele as funções parlamentares.
Fachin, relator da Operação Lava Jato na Corte, afastou Aécio em maio, durante operação que teve como base a delação do Grupo J&F. O ministro negou o pedido de prisão, mas uma nova solicitação foi feita pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot.
Na semana passada, no primeiro julgamento relacionado à investigação – o de uma questão de ordem apresentada pelo relator Marco Aurélio – a Primeira Turma decidiu manter Andrea presa. Na ocasião, Barroso, Rosa Weber e Fux mantiveram o entendimento de Fachin, que foi o primeiro relator do caso, antes da redistribuição para Marco Aurélio.
Fux disse, na semana passada, que o voto dado no caso de Andrea não deveria ser visto como um indicativo de como ele se posicionará no julgamento em relação a Aécio. “Os pressupostos são diferentes”, afirmou.