metropoles.com

STF avisou que antecipará envio de autos sobre Delcídio, diz Renan

O peemedebista, que também é investigado pela Lava Jato, disse ter sido pego de surpresa. Ele destacou que não havia sequer investigação formal contra Delcídio

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jane de Araújo/ Agência Senado
Renan Calheiros
1 de 1 Renan Calheiros - Foto: Jane de Araújo/ Agência Senado

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou que vai se reunir com os líderes partidários e integrantes da Mesa Diretora a fim de decidir sobre um eventual relaxamento da prisão do líder do governo na Casa, Delcídio Amaral (PT-MS), no curso da nova fase da Operação Lava Jato. O peemedebista disse ter sido avisado que o Supremo Tribunal Federal (STF) vai antecipar o envio dos autos ao Senado para que o Legislativo tome sua decisão.

“O prazo para que o Supremo mande as informações para o Senado é de 24 horas, mas a informação que nós temos é que o Supremo vai antecipar, vai mandar antes das 12 horas as informações. Isso é muito bom, vamos aguardar as informações e o Senado, por sua maioria, vai decidir o que fazer”, disse Renan em tumultuada entrevista na sua chegada ao gabinete. O peemedebista – que também é investigado pela Lava Jato – disse ter sido pego de surpresa. Ele destacou que não havia sequer investigação formal contra Delcídio.

Renan afirmou que a Casa vai se reunir num prazo “razoável” para definir sobre a prisão de Delcídio. Mas não disse o que entende por prazo razoável. Questionado se havia a possibilidade de o Senado, por maioria dos votos, conforme prevê a Constituição, reverter a prisão decretada pelo STF, o peemedebista não quis se manifestar.

“Não sei, não conversei com ninguém”, limitou-se a dizer. “Nós precisamos conhecer as informações e a caracterização da prisão, se houve flagrante ou não houve, o que, na verdade, ensejou a prisão, se as provas são legais, mas essa decisão não será tomada por mim, será tomada pelo Congresso Nacional”, avaliou.

Questionado se não teme ter o mesmo destino de Delcídio, o peemedebista encerrou a entrevista de forma irônica. “Muito agradável a entrevista”, disse, entrando logo em seguida no gabinete.

Instituição
O senador Paulo Bauer (PSDB-SC) disse que o Senado analisará a prisão de Delcídio Amaral pensando em preservar a instituição. Ele disse que a oposição ainda não tem um posicionamento sobre a votação porque tudo ainda é muito recente. “Quando houve o episódio da cassação do senador Demóstenes Torres em 2012, o que se dizia era que se votava naquele momento para preservar a instituição. Não tenho dúvidas de que a maioria dos senadores pensa neste momento também na instituição”, afirmou.

O senador falou ao chegar para reunião com o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, para, segundo ele, apresentar sugestões sobre a reforma tributária. Ele disse que a prisão de Delcídio certamente atrapalhará ainda mais a tramitação de projetos do ajuste fiscal e orçamentários. O senador é um dos integrantes da Comissão Mista de Orçamento (CMO).

“O governo, que já tem grandes problemas, naturalmente tem mais um, muito grave e muito sério. Os assuntos que o governo tem tramitando no Senado e no Congresso não andam pela falta de coordenação política do governo, isso é visível, principalmente na CMO”, afirmou. “É cada dia mais uma errata, mais uma informação, e isso dificulta o trabalho dos relatores e a avaliação que temos que fazer da peça orçamentária”.

Bauer disse ainda que o governo precisará encontrar alguém que substitua Delcídio rapidamente para que os projetos continuem andando. A expectativa é que a presidente Dilma Rousseff anuncie o nome de um interino para o posto ainda nesta quarta.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?