metropoles.com

Snowden sobre Vaza Jato: “Se é de interesse público, deve divulgar”

Ele é ex-agente da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos e foi responsável por vazar documentos ultrassecretos norte-americanos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
BBC/Reprodução
edward_snowden
1 de 1 edward_snowden - Foto: BBC/Reprodução

O analista de sistemas Edward Snowden afirmou, em referência à Vaza Jato, que a fonte da informação não é relevante se o conteúdo for de interesse público. A declaração faz parte de uma entrevista concedida à revista Veja, publicada nesta sexta-feira (20/09/2019).

“Não importa de onde a informação veio. Se ela é de interesse público e verdadeira, que seja divulgada”, defendeu.

Snowden é ex-agente da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA) e foi responsável por vazar documentos ultrassecretos que deixavam clara a vigilância americana sob cidadãos comuns. O escândalo, publicado em parceria com o jornalista Glenn Greenwald, hoje diretor do The Intercept Brasil, fez alterar leis mundo afora.

“Toda publicação de conversa privada causa algum desconforto, mas acho que ministros, políticos, procuradores e juízes devem estar sujeitos a desconfortos desse tipo. São eles que decidem quem vai para a cadeia, quem é libertado, quem vive, quem morre, como será nosso futuro”, afirmou o analista de sistemas.

Depois disso, Snowden foi perseguido por autoridades norte-americanas. O informante teve o passaporte cancelado pelos Estados Unidos, onde é alvo de ação criminal. Hoje, mora na Rússia com a mulher. Segundo ele, as denúncias que fez no passado não tiveram muito efeito.

“Não existe uma maneira 100% segura de fugir do monitoramento de grandes corporações e governos. Mesmo eu, que sou especialista, mudo o tempo todo de método para blindar minha comunicação, além de ter inúmeros aparelhos eletrônicos e jamais usar o wi-fi. Faço sempre uma minicirurgia em meus celulares: retiro microfone, câmera”, afirmou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?