metropoles.com

‘Síndrome’ da alta rotatividade atinge Esplanada dos Ministérios

O processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff forjou uma lista de ministros com curta duração no cargo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Esplanada dos Ministérios
1 de 1 Esplanada dos Ministérios - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A síndrome do mandato relâmpago atingiu, na Esplanada dos Ministérios, estrelas da política, técnicos experientes na burocracia e petistas turbinados num momento de falta de quadros O processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff forjou uma lista de ministros com curta duração no cargo.

O bloco é liderado por um dos símbolos da habilidade em apagar incêndios e reduzir crises. Chamado para salvar o governo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi nomeado para a Casa Civil em 17 de março, mas, por decisão judicial, não conseguiu sentar na cadeira de ministro.

Lula não teve respiro no cargo. Meia hora depois de sua posse, o juiz federal Itagiba Catta Preta Neto deu liminar suspendendo a nomeação. O ato do magistrado foi logo derrubado, mas no dia seguinte o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes aceitou pedido de partidos oposicionistas para suspender a posse Dias antes, Mendes antecipou a decisão ao acusar o ex-presidente de buscar o cargo de ministro para garantir o foro privilegiado no processo de investigação da Lava Jato. Lula ainda espera uma decisão final do STF.

O procurador baiano Wellington César Lima, apadrinhado do ministro Jaques Wagner, assumiu o Ministério da Justiça no dia 3 de março. Menos de uma semana depois, era desligado da função pelo Planalto, que atendia determinação da Justiça proibindo representantes do Ministério Público de assumir cargos fora da instituição.

A tentativa do Planalto de formar às pressas uma coalizão para evitar a aprovação do impeachment na Câmara aumentou o número de ministros de curta passagem pelo governo. O caso mais dramático foi a nomeação do deputado Mauro Lopes (PMDB-MG) na Secretaria da Aviação Civil. Menos de um mês depois de entrar para o governo, Lopes se desligou para voltar à Câmara e participar da votação do impeachment.

Antes disso, no entanto, ele passou pelo Palácio Jaburu, onde foi convencido pelo vice-presidente Michel Temer a votar pelo afastamento de Dilma. A presidente se espantou quando viu, pela TV, o deputado anunciar seu voto.

Com a saída de Mauro Lopes, a secretaria foi ocupada no último dia 29 por Carlos Eduardo Gabas. Ex-ministro da Previdência Social, Gabas recebeu da presidenteDilma Rousseff a tarefa de tirar da gaveta as concessões de aeroportos antes da votação do impeachment no plenário do Senado, marcada para o próximo dia 11

Outro conhecido de Dilma, o técnico de carreira da Petrobrás Marco Antonio Martins Almeida, recebeu, no último dia 21, um telefonema com a notícia de que comandaria o Ministério de Minas e Energia, pasta onde trabalha há quase 17 anos. Se Dilma sair, ele terá ficado três semanas no cargo.

O economista gaúcho Alessandro Teixeira pode permanecer pouco tempo à frente do Turismo, mas já deixou seu nome gravado na crônica política brasiliense. Há nove dias no cargo, ele conseguiu a façanha de se envolver em dois escândalos. A foto da família no gabinete ministerial foi substituída por um ensaio sensual da mulher, a modelo Milena Santos, na sala de trabalho.

Dias depois, descobriu-se que Teixeira nomeara, em novembro, uma tia da mulher para um cargo com salário de R$ 19,4 mil na Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, órgão pelo qual tinha passado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?