metropoles.com

Sindicato pede exoneração de ministro da Transparência

Em nota oficial divulgada à imprensa, o Sindicato Nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle disse que o ministro Fabiano Silveira demonstrou não preencher os requisitos necessários para estar à frente de um órgão contra a corrupção

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles
Ministros do governo Michel Temer – Brasília – DF 12/05/2016
1 de 1 Ministros do governo Michel Temer – Brasília – DF 12/05/2016 - Foto: Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O Sindicato Nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle (Unacon Sindical) defendeu nesta segunda-feira (30/5), em nota divulgada à imprensa, a exoneração do novo ministro da Transparência, Fiscalização e Controle, Fabiano Silveira. Segundo o sindicato, Silveira “demonstrou não preencher os requisitos de conduta para estar à frente de um órgão que zela pelo combate à corrupção”.

Os servidores protestam em frente ao órgão desde o início da manhã desta segunda-feira (30/5). Eles também pedem a saída do ministro. Durante a manifestação, os participantes lavaram a fachada e o andar onde fica o gabinete de Fabiano, em alusão à limpeza que querem fazer contra a corrupção.

Em protesto, chefes de 23 representações estaduais da Controladoria-Geral da União (CGU) e outros 200 ocupantes de cargos de direção e assessoramento superior (DAS) anunciaram a entrega de seus cargos nesta segunda. Eles afirmam que não trabalham com o novo ministro e cobram a imediata saída de Fabiano.

Confira o vídeo:

Em novas gravações feitas pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado e exibidas ontem pelo Fantástico, da TV Globo, Silveira participa de reunião com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e Machado. Na conversa gravada, o ministro faz críticas à Operação Lava Jato, além de orientar Renan sobre formas de enfrentar as investigações. Para a Unacon Sindical, as gravações “exigem respostas rápidas e assertivas” do presidente em exercício, Michel Temer.

“O Sr. Fabiano Martins Silveira, ao participar de reuniões escusas para aconselhar investigados na operação Lava Jato, bem como ao fazer gestões junto a autoridades e órgãos públicos a fim de apurar denúncias contra seus aliados políticos, demonstrou não preencher os requisitos de conduta necessários para estar à frente de um órgão que zela pela transparência pública e pelo combate à corrupção”, diz a nota do sindicato.

A entidade avalia ainda que as alterações introduzidas na Controladoria-Geral da União (CGU) “tiveram por objetivo enfraquecer a atuação do órgão, com a implosão de sua identidade institucional, o esvaziamento de suas prerrogativas e a ingerência política sobre os acordos de leniência”.

O Unacon Sindical termina a nota afirmando que “exige a imediata exoneração” de Fabiano Silveira do cargo e a revogação dos dispositivos que promoveram mudanças na CGU. Com informações da Agência Estado

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?